O projeto Maria´s para Igualdade de Gênero realizou-se como extensão universitária pela Universidade São Francisco (USF) Câmpus Itatiba, no segundo semestre de 2025.
Foram formados grupo de estudo e rodas de conversas com alunos do curso de Direito e Psicologia com comunidades de mulheres cis e trans da cidade de Itatiba, bem como pessoas da comunidade interessadas em igualdade de gênero, visando formação, trocas de experiência e produção de materiais didáticos.
Organizou-se, a partir de comunidade de formação (Casa Rosa), a qual se baseou na “comunidade de sala de aula” de bell hooks (2013), na qual se articulam saberes teóricos/práticos, valoriza-se a experiência dos que participam através do “lugar de fala”, e intersecciona-se gênero com outros marcadores sociais.
Durante os encontros, o grupo Maria`s organiza-se como vários coletivos feministas, como por exemplo: comunidade San Francisco, Cooperativa Reviver, Caminhada no Parque Luís Latorre, atuando de forma independente e ativa na luta pela igualdade de gênero no referido município.
A participação de estudantes, de diversos cursos, com esse contato direto e imersivo na comunidade trouxe muitos ganhos para todos os envolvidos, discentes, docentes, sociedade civil e território, permitindo assim uma atuação humana e ao mesmo tempo reflexiva em diversos fatores.