A Universidade São Francisco (USF) promoveu no dia 04 de fevereiro a abertura oficial da Semana de Planejamento Pedagógico e Formação Continuada do 1º semestre de 2026, que neste ano tem como tema “50 anos de legado: Reinventando Práticas na USF”. As atividades serão realizadas até 06 de fevereiro.
A abertura oficial ocorreu no Câmpus Bragança Paulista, com transmissão para os demais Câmpus. O evento reuniu docentes, coordenadores de curso, diretores de câmpus e núcleos, além da presença do Reitor, Frei Alvaci Mendes da Luz, do Diretor-Presidente da Mantenedora da USF, Frei Daniel Dellandrea, do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, e do Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral. A cerimônia foi conduzida pela professora Márcia Aparecida Antonio, que também coordena a organização da semana por meio do Programa CHAVE.
Ao contextualizar o ano de 2026 como um marco histórico para a Instituição, o Reitor da Universidade São Francisco, Frei Alvaci Mendes da Luz, destacou que a celebração dos 50 anos da USF é também um momento de reflexão sobre a missão educativa construída ao longo de cinco décadas, reafirmando o compromisso da Universidade com a formação humana, acadêmica e social que atravessa gerações. “Praticamente todo semestre iniciamos com novas perspectivas, novos sonhos, propósitos e ideais. Há 50 anos, a USF lida com pessoas, com ideais e com subjetividades, porque cada um de nós é único. A cada semestre, apresentamos números, desafios e sonhos, sempre com foco no estudante — e não poderia ser diferente, afinal, trabalhamos com alunos. Mas é importante também dirigir a palavra a vocês: à administração superior, às coordenações e aos professores. Nosso grande desafio, como em qualquer organização, é equilibrar dois tipos de habilidades. A primeira é a habilidade técnica, aquela que conseguimos mensurar em currículos, plataformas profissionais ou formações acadêmicas, e que costuma nortear os processos de contratação. A segunda, mais difícil de mensurar, são as habilidades emocionais e comportamentais. Elas costumam ser o grande desafio das grandes instituições e aparecem no cotidiano: na sala dos professores, na sala de aula, nas conversas e nas relações. Esse é um desafio permanente da Universidade São Francisco, enquanto universidade confessional e franciscana”, finalizou o Reitor.
Em sua participação, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, ressaltou o compromisso da Universidade São Francisco com a inovação e a qualificação permanente dos processos de ensino e aprendizagem, destacando o papel das tecnologias educacionais como aliadas estratégicas na formação acadêmica e no apoio ao trabalho docente. “A Universidade São Francisco, em seu conjunto docente e de gestão, assume esse propósito de forma muito clara: ser uma instituição disposta a estar na vanguarda da aplicação de tecnologias educacionais. Para os docentes que eventualmente enfrentam mais dificuldades ou resistências, há uma equipe preparada para apoiá-los, seja por meio de formações iniciais, intermediárias ou mais avançadas. Quando a coordenação não puder atender diretamente, uma equipe técnica também estará disponível para auxiliar nesse processo”, explicou o professor Dilnei.
Durante sua fala, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral, destacou a importância do trabalho desenvolvido diariamente pelos docentes e equipes administrativas da Universidade, ressaltando o papel estratégico de cada profissional na construção da experiência universitária e na consolidação dos resultados institucionais. “Como gostamos sempre de frisar, vocês estão à frente da nossa estratégia institucional. São vocês que mantêm o contato direto com os estudantes e fazem toda a diferença para que eles escolham a nossa Instituição e permaneçam conosco. Esse trabalho reflete diretamente em nossos resultados, tanto acadêmicos quanto financeiros, fortalecendo a sustentabilidade da Universidade. Por isso, contamos muito com vocês e reconhecemos a importância que cada um tem para a USF”, comentou Adriel.
Todas as atividades da Semana de Planejamento Pedagógico podem ser acompanhadas no site. Clique aqui.