Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF promove palestra internacional sobre Análise do Trabalho Docente e Formação de Professores

18/03/2026
Compartilhe:
USF promove palestra internacional sobre Análise do Trabalho Docente e Formação de Professores

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGSS) da Universidade São Francisco (USF) recebeu, no dia 10 de março, o professor Frédéric Saussez da Universidade de Sherbrooke (Canadá), para ministrar a palestra “Análise do trabalho e formação de professores: formas, questões e perspectivas”. A atividade ocorreu na Sala Web do Câmpus Itatiba e reuniu pesquisadores, professores e estudantes interessados em discutir os desafios contemporâneos da formação docente.

O professor Frédéric Saussez é pesquisador associado do Centro Interuniversitário de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (CRIFPE). Reconhecido internacionalmente por suas pesquisas no campo da psicologia histórico-cultural, Saussez tem se dedicado a investigar como professores expressam e constroem significados sobre suas experiências de ensino, além de analisar as culturas específicas das diferentes disciplinas escolares e das profissões ensinadas na educação profissional.

Durante a palestra, o pesquisador abordou diferentes perspectivas teóricas e metodológicas para compreender o trabalho docente, destacando a importância de analisar a prática pedagógica a partir das experiências vividas pelos professores em seus contextos de atuação. A discussão também trouxe reflexões sobre os desafios da formação inicial e continuada, bem como sobre as múltiplas dimensões que constituem o exercício da docência na contemporaneidade.

A atividade integrou as ações acadêmicas do PPGSS voltadas à internacionalização da pesquisa e ao fortalecimento do diálogo entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, promovendo um espaço de reflexão crítica sobre a profissão docente e os processos formativos no campo da educação.

Galeria de fotos