Representantes do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade São Francisco (USF) participaram do 31º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED 2026), realizado entre os dias 27 e 30 de abril, em João Pessoa (PB). Considerado um dos principais eventos da área no país, o congresso reuniu educadores, pesquisadores, gestores e profissionais de diversas instituições do Brasil e do exterior para debater os rumos da educação digital, híbrida e a distância.
Representaram a USF no evento a professora Katia Danailof, a professora Graziele Silva, Thais Maria de Oliveira, o professor Tadeu Pereira e o professor Franklin Portela Correia, coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEAD).
Com o tema “Educação Digital, Híbrida e a Distância em Transformação”, o congresso promoveu reflexões sobre inovação pedagógica, novas tecnologias, políticas públicas e os impactos das mudanças regulatórias no ensino superior brasileiro.
Durante a programação, o professor Franklin Portela Correia participou de quatro encontros temáticos. Entre os assuntos abordados estiveram o novo perfil do profissional da educação na era da inteligência artificial, lideranças na educação, ensino e aprendizagem: ferramentas e práticas, além de o novo marco da EaD e da Resolução CNE nº 4/2024 nas licenciaturas brasileiras: desafios e perspectivas.
A participação da equipe reforça o compromisso da Universidade São Francisco com a atualização permanente de suas práticas educacionais, o acompanhamento das tendências do setor e a busca contínua pela excelência no ensino ofertado à comunidade acadêmica.