Alunos participam do 1º Congresso Nacional do Projeto Rondon

23/09/2013
Alunos participam do 1º Congresso Nacional do Projeto Rondon
Os alunos Ariel Ferrari do curso de Farmácia do campus Campinas e Bruna Alvarenga do curso de Odontologia do Campus Bragança Paulista, participaram de 31 de agosto a 02 de setembro do 1º Congresso do Projeto Rondon na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Os mesmos participaram da operação Canudos em janeiro de 2013 e foram partilhar junto aos demais integrantes do país suas experiências de vida e cidadania.

Segundo Bruna, o Projeto Rondon proporciona a troca de cultura, confiança, carinho e aprendizagem. “O Projeto me proporcionou sentir o que é ser brasileiro ao conhecer e perceber a riqueza da diversidade cultural de nosso país; onde pude exercer a cidadania e aprender com pequenas atitudes”, acrescenta.

O encontro reuniu rondonistas de todo o Brasil e de várias operações. Na ocasião, foram abordadas ações de aprimoramentos e novas propostas para o projeto; os rondonistas contaram com a presença de autoridades Militares, autoridades de universidades brasileiras, além de representantes da União Nacional de Estudantes (UNE) e de outros projetos sociais que apoiam o Rondon.

Para Ariel, participar do programa foi uma vivência única.“É uma experiência transformadora e nos faz mudar alguns valores e valorizar mais o que temos. Passamos a ver a vida com outro olhar, de uma maneira mais humana”, acrescenta o aluno.

Durante o Congresso, os alunos da USF tiveram a oportunidade de ouvir os depoimentos dos primeiros rondonistas da história, que participaram do projeto no ano de 1976, e aprenderam com a participação desses pioneiros que até hoje usam os mesmos ideais ensinados durante a operação na década de 70. “Aprendi que a vivência de cada rondonista é distinta, porém a emoção será sempre a mesma, não importando quanto tempo se passe”, completa Ariel.

“Além de conhecer e rever pessoas, o Congresso trouxe ao nosso conhecimento outros projetos vinculados ao Rondon. Assim, percebi ao ouvir relatos de outros rondonistas, que mesmo participando do projeto em cidades distintas, a experiência é a mesma, os valores são ressaltados, e vemos que o pouco pode se tornar muito”, afirma Bruna.

Operação Canudos

Na Operação Canudos em janeiro de 2013, os alunos da USF, Ariel e Bruna, tiveram duas semanas intensas de trabalho na cidade de Jacobina do Piauí – PI, com oficinas desenvolvidas nas áreas de Comunicação, Trabalho, Produção e Desenvolvimento e Meio ambiente. O resultado desse trabalho girou em torno de realizar tarefas com as áreas propostas pela Operação.

Área de Comunicação:

- Capacitar agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população usando os meios de comunicação, em particular as rádios comunitárias.
- Divulgar as lideranças e servidores municipais os benefícios, serviços e programas oferecidos na esfera federal.

Área de Meio Ambiente:

-
 Capacitar agentes multiplicadores em defesa do meio ambiente, mobilizar e realizar campanhas na área de saneamento ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, esgotamento sanitário e água.

Área de Trabalho:

-
Capacitar produtores locais, com especial atenção a pequenos agricultores e pecuaristas;
- Incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável;
- Promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão de obra ligada ao comércio de bens e serviços;
- Capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos.

Área de Produção e Desenvolvimento:

- Disseminar soluções autossustentáveis - tecnologias sociais - que melhorem a qualidade de vida das comunidades.