handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF faz semana especial em homenagem ao Dia do Professor

24/10/2013
Compartilhe:
USF faz semana especial em homenagem ao Dia do Professor
Em homenagem ao Dia do Professor, 15 de outubro, a Universidade São Francisco (USF) promoveu por meio do Projeto Cuidar Faz Bem, do Núcleo de Extensão Universitária e da Pastoral Universitária, uma série de atividades dinâmicas entre os dias 14 e 18 de outubro, voltada aos docentes.

As atividades foram realizadas nos quatro campi da USF, e envolveu 45 alunos e 12 professores oriundos de seis cursos de graduação e dois de pós-graduação lato sensu. O objetivo da ação foi celebrar o dia dos professores, proporcionando atividades recreativas e de conscientização do cuidado com a sua saúde e com o meio ambiente, além de ser uma grande oportunidade para que os alunos pudessem retribuir o empenho diário de cada professor, através do cuidado e da orientação.

A ação do Projeto Cuidar Faz Bem ocorreu em cinco momentos:
  • Dia de relaxar: sessões de Quick Massage: uma massagem realizada com manobras adaptadas das técnicas orientais, com objetivo de proporcionar o relaxamento muscular em poucos minutos, sendo realizada em cadeira ergonomicamente projetada para esta finalidade.
  • Dia de cuidar da saúde: foi realizado testes de glicemia, aferição de pressão arterial, medida do índice de massa corpórea e seções de auriculoterapia; com objetivo de sensibilizar para a prevenção de doenças e despertando para seu processo de “bem estar bem”.
  • Dia de cuidar do planeta, com exposição da maquete do Projeto “Lar Verde Lar”, uma casa ecologicamente sustentável, que foi vencedora da VII Jornada Científica e Tecnológica do Campus Campinas, com orientações sobre a preservação do meio ambiente.
  • Dia de relembrar a infância: Os docentes foram convidados a participar de jogos lúdicos, assim como compartilhar da montagem de um quebra-cabeça em homenagem ao dia do professor, que posteriormente será transformado em um quadro decorativo para a sala dos professores.
  • Dia de cuidar da alimentação: Foi apresentado o movimento slow food, que segue o conceito da ecogastronomia, que conjuga o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, destacando as fortes conexões entre o prato e o planeta, com a degustação de deliciosos alimentos.
Os Professores da USF participaram também de atividades durante o mês de outubro em homenagem ao “Mês Franciscano”, que contou com a presença do Frei Nilo e do Prof. Cláudio Maurício Zorzan, ambos membros da Pastoral Universitária, Prof. Cláudio coordenou a atividade “Refletindo sobre Francisco de Assis com os Professores”, na qual abordou sobre a importância de vivermos os valores franciscanos em sala de aula, em seguida, apresentou o vídeo, “Life vest inside”, que apresenta o valor de praticar o bem no dia-a-dia.

Já Frei Nilo presidiu a Missa em Ação de Graças a São Francisco de Assis, que contou com a presença de alunos e colaboradores da Instituição, ao término da missa, entregou a cada participante um broche do símbolo TAU, um dos maiores ícones franciscanos.

Projeto Cuidar Faz Bem
O Projeto busca conscientizar a população em relação aos aspectos da saúde, ambiente e da cidadania à luz da missão e da visão da Universidade. O programa envolve dois cursos de graduação (Farmácia e Engenharia Ambiental e Sanitária) e dois cursos de pós-graduação lato sensu (Farmacologia Clínica e Psicopedagogia) do Campus Campinas da USF.


Confira os depoimentos de quem participou da semana especial em homenagem aos Professores.

Profª Simone – Diretora do Campus São Paulo
“As ações desta semana estão sendo recebidas de modo muito positivo. Todos se envolvem, fazem comentários e se descontraem. Além de agradar os sentidos, as ações têm promovido a integração e a interação entre professores e deles com os funcionários!”

Profº Paolillo – Diretor do Campus Itatiba
“Pelo 2º ano consecutivo a semana que comemora o mês Franciscano e o dia dos professores foi e está sendo um sucesso. Os docentes do Campus Itatiba tem elogiado muito a iniciativa e “brincam” que isso poderia ocorrer o ano todo. Elogiam o lanche saudável e a ação do curso de Gastronomia; a massagem que relaxa antes das atividades letivas; conhecer os projetos dos alunos e o que está sendo feito por eles; o “voltar” a ser criança e poder “brincar”... O cuidar da saúde verificando a glicemia, a pressão arterial... é motivo para se sentir cuidado!!!”

Profª Luciana – Diretora do Campus Campinas (Unid. Cambuí e Swift) e Coordenadora do Next.
O Projeto Cuidar Faz Bem nasceu no campus Campinas com o objetivo de ir às ruas por meio de feiras itinerantes levando ações de educação em saúde e meio ambiente, à luz da missão e visão da USF. A ideia de voltar este projeto para nossa comunidade interna, na semana dos professores, só aumentou o empenho dos estudantes na realização das atividades, pois eles puderam “devolver” aos docentes com os quais desenvolveram os conhecimentos necessários para o projeto, os benefícios deste aprendizado. Paz e Bem! Cuidar Faz Bem! Tem sido um jeito franciscano singular de cumprimentarmos nossos docentes nesta semana que celebramos seu dia. A melhor forma de avaliarmos a aceitação deste projeto é verificando as adesões que aconteceram. Em Campinas tivemos 30 atendimentos realizados, com a possibilidade, este ano, do docente comparar suas condições de saúde atuais, com as do ano passado. Os testes realizados de Glicemia, Pressão Arterial e IMC, muitas vezes servem para que o professor se atente a algum sinal de alerta. Para aqueles que estão com os exames em dia, receber os Parabéns daqueles que se espelham neles para seu futuro profissional, também tem sido muito gratificante.”

Profª Márcia Antonio – Responsável pelo Projeto Cuidar Faz Bem
Foi possível evidenciar uma expressiva adesão dos docentes, que ao chegarem na sala dos professores surpreendiam-se com as diferentes atividades propostas, sendo que muitos até chegavam a sugerir que a prática deveria ser contínua e não somente na semana dos professores. Dentre todas as atividades, a que causou maior curiosidade foi a maquete do “Lar Verde Lar”, a maior descontração foi o quebra-cabeça, maior atenção foram as medidas dos parâmetros fisiológicos (pressão arterial, glicemia e IMC), o maior momento de confraternização foi a degustação dos alimentos eo maior momento de relaxamento foram as secções de massagem corporal.