USF faz parceria com Restaurant Week; maior festival gastronômico do país

06/03/2014
USF faz parceria com Restaurant Week; maior festival gastronômico do país
 Alunos do curso de Gastronomia da USF poderão estagiar nos 26 restaurantes credenciados pelo evento

Marcando o início dessa parceria, o Campus Campinas – Unidade Cambuí da Universidade São Francisco (USF) recebeu no dia 25 de fevereiro, proprietários de restaurantes, parceiros e organizadores do festival gastronômico Restaurant Week (RW).

O encontro teve como objetivo discutir os últimos preparativos para o que promete ser uma intensa jornada gastronômica. A recepção foi encerrada com um coquetel produzido pelos alunos do curso de Gastronomia da USF. Na ocasião, convidados e alunos puderam trocar informações e estabelecer contato. Por meio da parceria, os alunos do curso poderão estagiar, de forma voluntária, nos restaurantes credenciados durante o festival.

Segundo o reitor da USF, Prof. Hector Edmundo Huanay Escobar, o convite de parceria por parte do Restaurant Week demonstra a credibilidade do curso. “A Gastronomia representa um projeto singular e arrojado da universidade, desenvolvido para uma cidade que precisa de Chefs qualificados. Quando um grande evento como o Restaurant Week, que conta com parceiros importantes, busca o nosso apoio, isso evidencia os resultados desse projeto, que beneficiam a instituição e também os alunos, que contam com a aceitação do mercado”, explica o reitor.

Para os proprietários de restaurantes presentes no evento a oportunidade de contar com estagiários da USF dentro dos estabelecimentos representa uma ótima possibilidade para troca de experiências. “O funcionário com experiência passa conhecimento para o estagiário e o estagiário, por sua vez, informações técnicas que está aprendendo na faculdade”, explica o proprietário do El Tambo Bar e Restaurante, Henrique Diniz. “É difícil achar bons profissionais no mercado. Vamos recebê-los (alunos da USF) com o maior prazer”, garante Carlos Bombonalli do Restaurante Maria Zabbé de Vinhedo.

Restaurant Week

O Restaurant Week acontece de 10 a 30 de março, sendo que a primeira semana é destinada apenas aos clientes que possuem cartões Mastercard Platinum e Black. Esta é a 2ª edição em Campinas, única cidade a receber o evento fora das capitais. Ao todo, 26 restaurantes participarão do festival na região de Campinas.

Com o evento, o consumidor poderá conhecer pratos criados exclusivamente para a ocasião com preços convidativos. "Muitas vezes uma pessoa deixa de frequentar um bom restaurante com receio do valor final da conta. Como durante o festival ela já sabe exatamente o que vai pagar, aproveita para conhecer o cardápio e rever seus conceitos", explica Fernando Reis, responsável pelo Restaurant Week no Brasil.

Criado nos anos de 1990 em Nova York, o Restaurant Week chegou ao Brasil em 2007 e, de lá para cá, vem movendo multidões em torno desse festival gastronômico.

“Ser parceira de um evento que é referência no universo gastronômico atesta a importância da USF no setor, além de ser uma experiência impar para os nossos alunos, que estarão em contato com um grupo seleto de restaurantes da região”, ressalta a diretora do Campus Campinas, Profa. Luciana Rita Stracialano Parada. “São os melhores restaurantes de Campinas e região que estarão participando de um evento que é famoso no mundo todo. Esse ambiente propicia uma experiência muito profissional aos nossos alunos, que terão acesso a situações reais de mercado”, completa a coordenadora do curso de Gastronomia, a Profa. Andreia Aparecida Pimentel.

A aluna do primeiro semestre de Gastronomia Bianca Oliveira Nantes concorda. “Contribui muito para a nossa formação logo no primeiro semestre já estar participando de eventos. É uma boa oportunidade de conseguir estágio, principalmente, pois são grandes restaurantes e grandes Chefs”, comenta Bianca.

Cunho social

Os clientes dos restaurantes participantes também poderão contribuir com R$ 1 ou mais a cada refeição. A renda arrecadada no festival realizado em Campinas será destinada a Fundação Cafu.

Restaurantes parceiros

Boiabá, Bonelli Restaurante, Ca Di Mattone, Casa de Maria Bistrô Contemporâneo, Cayena Bistrô, Don Manoel, Estação Marupiara, Green House, Joe & Leo's, L'Alouette, La Palette, La Pasta Gialla, Lellis Trattoria, Maria Zabbé, Matisse, Mousse Cake, Olivetto Restaurante e Enoteca, Prime Italian - Fresh & Pizza, Quiota Cozinha Contemporânea, Restaurante Gallo Nero, Restaurante Nosotros, Senhorita Bistrô, Vô Nino (Sumaré), El Mercado de La Parrilla, El Tambo Bar e Restaurante.