Professor inova ao estimular engajamento dos alunos na construção de cenários produtivos

02/06/2014
Com o objetivo de estimular a criatividade, a curiosidade e a interação, o Prof. Felipe Aparecido Gonçalves lançou um desafio aos alunos da disciplina de “Administração da Produção II” do curso de Administração do Campus Bragança Paulista: aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula na elaboração de um ambiente produtivo fiel à realidade.

Para tanto, os alunos deveriam escolher um cenário produtivo e retratar o ambiente de forma mais real possível, com dados técnicos, fases de produção, tempos de processos, números de pessoas envolvidas, eficiência de máquina, produtividade, inclusive com matérias primas e produtos acabados. Além disso, precisariam encontrar “gargalos de produção” e traçar planos para minimizá-los através das técnicas aprendidas, como a “Teoria das Restrições” e “Balanceamento de Produção”.

O resultado não poderia se melhor. Os 60 alunos, divididos em seis grupos, construíram 10 maquetes com base nos conceitos técnicos da disciplina, refletindo modelos empresariais reais. “Os alunos mostraram total entendimento do contexto produtivo, criaram maquetes muito reais, apresentaram de forma primordial, mostrando uma evolução de oratória incrível”, explicou Gonçalves.

A inovação no formato do trabalho de conclusão da disciplina, que antes era feita por meio de seminários, segundo Gonçalves, propiciou uma maior imersão no ambiente produtivo, melhorando o nível de atenção, e contribuindo para o amadurecimento dos alunos frente ao mercado de trabalho.

“Acredito que alinhar os conteúdos acadêmicos à aplicação no mundo empresarial é a melhor forma de mostrar aos nossos alunos que a capacidade de fazer a diferença está dentro de cada um; depende somente da atitude”, observou o professor.