Reitor da USF participa de assembleia de inauguração do Ano Jubilar da ABRUC

03/06/2014
Reitor da USF participa de assembleia de inauguração do Ano Jubilar da ABRUC
O evento contou com a presença do Ministro da Educação José Henrique Paim; entre outras autoridades

O reitor da Universidade São Francisco (USF), Prof. Hector Edmundo Huanay Escobar, participou, na última quinta-feira (29), em Brasília, da 27ª Assembleia da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC). O evento marcou a abertura do Ano Jubilar da ABRUC, que comemora 20 anos em defesa da educação superior comunitária.

A solenidade contou com a presença do Ministro da Educação, José Henrique Paim; do Secretário de Regulação da Educação Superior (SERES), Jorge Messias; do Deputado Federal Paulo Teixeira (PT/SP); além de membros da diretoria, ex-presidentes da associação e reitores de instituições comunitárias.

“A assembleia da ABRUC sempre suscita grandes discussões em prol de um ensino de qualidade e essa última, com a presença do Ministro, permitiu constatar a importância que as IES comunitárias, como a USF, têm para  formação de profissionais bem qualificados”, observou o reitor da USF, Prof. Hector Edmundo Huanay Escobar.

Na abertura do evento, o Ministro falou da importância dos programas de expansão que estão fortalecendo a educação superior brasileira, em especial, os executados pelo segmento comunitário e destacou os números de beneficiários pelo FIES, PROUNI e PRONATEC, atendidos por Universidades, Centros Universitários e Faculdades comunitárias em parceria com o Ministério da Educação.

“Existe um compromisso genuíno das comunitárias com a questão da qualidade e este compromisso está expresso na lei das comunitárias, que é um grande avanço, e as diferencia dentre os demais segmentos de educação. Pretendemos continuar nessa parceria com vocês para ampliarmos em quantidade e qualidade, porque a expansão que desejamos tem preocupação com os indicadores de qualidade, e acredito que essa é uma das marcas fortes do segmento e fico muito confiante na parceria com instituições desse perfil”, destacou o Ministro.

PNE

Durante a assembleia, os reitores manifestaram apoio à aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). A votação dos destaques do plano deverá ocorrer a partir desta segunda-feira (2), na semana em que o Congresso fará uma agenda concentrada para votar as matérias, antes do início da Copa do Mundo.

O PNE estipula novas metas para os próximos dez anos, com o objetivo de melhorar os índices educacionais brasileiros. A principal inovação da proposta em relação ao plano anterior, cuja execução acabou em 2010, é a aplicação de um mínimo de recursos públicos equivalentes a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, visando à universalização e a ampliação do acesso e atendimento em todos os níveis educacionais.

Com a aprovação do PNE, os programas de acesso à educação superior como o FIES, PROUNI e PRONATEC ficam mais amplos e fortalecem o sistema federal de educação, articulando os segmentos público, comunitário e particular, tendo sempre como referência indicadores de qualidade e excelência em cada etapa da educação.