Representantes da gastronomia da América do Sul são destaques do evento
Começa hoje, 10 de setembro, e segue até sexta-feira, 12 de setembro, o Encontro Internacional de Gastronomia (EIG) no Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF). O evento contará com quinze chefs de cozinha, sendo cinco brasileiros, representando diferentes regiões do país e nove vindos de países da América do Sul. A realização do evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Bragança Paulista e tem o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), além da USF.
Os alunos do curso Superior de Gastronomia da USF, em conjunto com os chefs do EIG, irão contribuir na produção dos pratos gastronômicos. “Atualmente, percebeu-se que os países da América Latina, incluindo o Brasil, têm uma gastronomia marcante com ingredientes próprios, além de excelentes profissionais. Neste cenário, incentivar a participação de alunos e profissionais de gastronomia em um evento como o EIG tem o objetivo de aproximar e fortalecer a gastronomia Latina, além de promover a discussão sobre o futuro da gastronomia brasileira, explicou a professora Andréia Pimentel, coordenadora do Curso.
Neste primeiro dia se apresentam os chefs internacionais: Jorge Irusta (Argentina), Cláudio Briceño (Chile), Sarita Garofalo (Paraguai), Lucero Zapata (Colômbia) e Mercedes Salazar (Peru). Ainda no dia 10, o chef Alessandro Dirienzo irá preparar receitas típicas da região Sul do País.
Outros destaques da programação são os chefs German Davallos (Bolívia), Gabriel Mangini (Uruguai) e Juan Hassan (Venezuela), enquanto que na gastronomia brasileira, os chefs Rodrigo de Oliveira (Mocotó), Elzinha Nunes (Chef TV), e Cidinha Santigo (parceira de Edu Guedes na Record) farão pratos do Nordeste, Minas Gerais e São Paulo.
O encerramento do evento contará com a participação dos chefs André Obiol (Equador) e Carlos Soares (Amazônia), além de uma amostra da premiada confeitaria do chef Luiz Farias (Academia Bunge). Também serão homenageados chefs que contribuíram para a gastronomia nacional, como Silvio Lancellotti e Roberto Stippe.
Após o Encontro Internacional de Gastronomia (EIG), os chefs ainda participarão de um grande jantar beneficente e da 4º Edição da Festa da Linguiça de Bragança Paulista, em que serão os jurados do Concurso Gastronômico Sabores de Bragança que anualmente elegem o melhor prato feito com a famosa linguiça da cidade.