Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Alunos de Medicina promovem Feira de Saúde para população adepta ao Candomblé

24/09/2014
Compartilhe:
Alunos de Medicina promovem Feira de Saúde para população adepta ao Candomblé
Os alunos do curso de Medicina, do Campus Bragança Paulista, da Universidade São Francisco (USF) promoveram no dia 13 de setembro, das 9h às 18h, a II Feira de Saúde no Terreiro, por meio de uma parceria com a International Federation of Medical Students Association (IFMSA).

O evento reuniu 197 alunos do curso de Medicina da USF, os quais realizaram ações de promoção à saúde e prevenção de doenças para a população adepta ao Candomblé, a qual muitas vezes é carente de orientações dos profissionais de saúde. O serviço também foi aberto à população local.

A II Feira de Saúde no Terreiro foi realizada no Ginásio Francisco Virgílio, no bairro Vila Garcia, em Bragança Paulista, na qual foram beneficiadas mais de 200 pessoas. A IFMSA - ONG de estudantes de medicina que promove intercâmbios médicos e projetos sociais - contou com o apoio da Rede Nacional de Religiões Afro Brasileiras (Renafro), do Centro Acadêmico Rolando Tenuto (CART), das Ligas Acadêmicas do Curso de Medicina da USF e da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista.

As ações realizadas na ocasião abrangeram oito temas: Diabetes, Hipertensão, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Câncer de Mama, Câncer de Próstata, Prevenção de Neurotraumas em Crianças, Parasitoses e Higiene Básica para Crianças e Anemia Falciforme, além de testes rápidos de HIV e Sífilis oferecidos pelo Grupo do Programa de DST/AIDS do Município de Bragança Paulista.

O aluno do curso de Medicina da USF e Presidente do Comitê Local da IFMSA (Gestão 2013-2014), Igor Arantes de Oliveira Góes, relatou que a preparação do grupo de alunos participantes do projeto foi intensa. Foram realizadas palestras sobre intolerância religiosa, inclusão social, além de uma Campanha On Line sobre Direitos Humanos e Paz, aspectos da cultura Candomblé, Afro-Brasileira e quão importante é a promoção de saúde para estas populações.

Igor contou com o apoio de mais quatro coordenadores do projeto pela IFMSA Brasil – USF: Gabriel Kraus, Victor Senise, Julia Reis e Maria Thereza Badari. “Acreditamos que o evento contribuiu para uma formação mais humana dos alunos de Medicina, uma vez que a maioria deles teve a oportunidade de trabalhar com um público diferente do que estão acostumados e, aprender a viver e respeitar as diferenças, independente da crença de cada um”, completa.

O coordenador do Curso de Medicina da USF, Prof. Luiz Fernando Ribeiro da Silva Paulin, ressalta a importância de promover esse serviço, de cunho acadêmico e moral, que vai além da nossa missão franciscana. “Esta atividade faz com que nossos alunos possam desenvolver, não apenas um conhecimento do ponto de vista teórico, mas uma relação de tolerância com aqueles que muitas vezes são marginalizados socialmente, entendendo o real papel do médico, enquanto profissional da saúde”, finaliza o coordenador.

Galeria de fotos


Palavras-chave


Histórico de Notícias