Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Projeto de Tecnologia e Inovação da USF contribui para o desenvolvimento de empresas de Bragança Paulista

08/10/2014
Compartilhe:
Projeto de Tecnologia e Inovação da USF contribui para o desenvolvimento de empresas de Bragança Paulista
 O projeto de Iniciação Tecnológica, do aluno do Curso Engenharia de Produção, da Universidade São Francisco (USF), Vitor Augusto Silva Bueno, tem contribuído para o desenvolvimento das micros, pequenas e médias empresas de Bragança Paulista. Com a proposta de fazer o levantamento das características socioeconômicas e tecnológicas da capacidade produtiva do complexo industrial do município, o projeto vem conquistando o apoio de instituições e órgãos públicos locais, além do desenvolvimento tecnológico e processos de inovação das empresas.

Desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), do CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Tecnológico), o projeto está sob a orientação do professor e coordenador do Curso de Engenharia de Produção, Robisom Damasceno Calado.

Para o estudo, foram criadas várias etapas, como o levantamento da literatura e o desenvolvimento do site (www.aplbp.com.br) sobre Arranjos Produtivos Locais (APL) do setor de ferramentas de Bragança Paulista, que tem como objetivo integrar e fortalecer as parcerias das empresas de ferramentarias, moldes e estampos. “O site integra e valoriza as empresas, promove a cooperação para a melhoria de qualidade, produtividade e inovação tecnológica, permitindo a ampliação das oportunidades de negócios para as ferramentarias bragantinas no mercado nacional e fomenta a economia do município na Internet”, explicou professor Calado.

O trabalho tem conquistado o apoio da Prefeitura, Ciesp, Senai, Sebrae e Sindicato dos Metalúrgicos, que estão se associando ao projeto para aumentar a competitividade do setor, ampliar negócios e gerar mais empregos para o município. “A criação do APL é para Bragança Paulista a possibilidade de um desenvolvimento industrial, para atrair empresas de alto valor agregado e obter um equilíbrio na arrecadação, gerando capacidade de investimentos em infraestrutura e ampliando o marketing positivo para atingirmos o patamar de uma cidade media com alta qualidade de vida”, afirma o secretario de Desenvolvimento Econômico de Bragança Paulista, Hilmar de Moraes.

Nas próximas etapas do projeto, ocorrerão as visitas técnicas às fábricas de Bragança Paulista, onde os alunos de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação do curso de Engenharia de Produção da USF, terão a oportunidade de vivenciar o chão de fábrica, desenvolver novas parcerias e levantar outras necessidades.

Palavras-chave


Histórico de Notícias