Ex-reitor da USF assume a presidência do Conselho Nacional de Educação
09/10/2014
Compartilhe:
O ex-reitor da Universidade São Francisco (USF), frei Gilberto Gonçalves Garcia, foi eleito o novo Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) para o biênio 2014/2016. A cerimonia de posse foi conduzida pelo ministro da Educação, Henrique Paim, realizada na tarde do dia 7 de outubro.
Eleito por unanimidade, frei Gilberto estará à frente de um órgão independente, com funções consultivas e deliberativas, composto por 24 membros, dividido entre as Câmaras de Educação Básica e Superior. Enquanto presidente, frei Gilberto terá como lema a “formação e valorização dos professores”. “Nosso maior desafio será junto à Educação Básica, pois atua em regime de colaboração dos estados e municípios. Temos que tentar recuperar o déficit de uma política que não prioriza o professor”, disse o presidente do CNE.
Para implantar, acompanhar e consolidar o Plano Nacional de Educação, frei Gilberto iniciou os trabalhos convocando uma reunião para definir o planejamento estratégico do próximo biênio.
Frei Gilberto, também, ressalta o início de sua trajetória na gestão acadêmica, em 2002, ao assumir a reitoria da USF. “Agradeço a Universidade e me sinto honrado por ter essa origem”, falou frei Gilberto.
Trajetória
Frei Gilberto Gonçalves Garcia ocupou o cargo de reitor da USF no período de 2002 a 2009 e, atualmente, é professor doutor adjunto da Universidade. O docente também ocupa o cargo de reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB).
A gestão do frei Gilberto, na USF, foi marcada pela implementação de um grande processo de reestruturação administrativa e acadêmica com objetivo de garantir a sustentabilidade da Instituição. Na época, a USF passava por mudanças devido à expansão das Instituições de Ensino Superior (IES), no Brasil.
Ainda, enquanto reitor da USF, frei Gilberto se destacou no cenário nacional por liderar algumas entidades, como: Presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Foi por meio dessas representações que frei Gilberto contribuiu com a divulgação da USF, bem como obteve o reconhecimento profissional e ético que o levou ao Conselho Nacional de Educação.
Ex-reitor da USF assume a presidência do Conselho Nacional de Educação