handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Alunos do Curso de Medicina na USF desenvolvem projeto de humanização hospitalar

16/10/2014
Compartilhe:
Alunos do Curso de Medicina na USF desenvolvem projeto de humanização hospitalar
 No mês de outubro, os alunos do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) iniciaram as atividades do projeto SENSIBILIZARTE, um projeto de humanização hospitalar, promovido em parceria com a International Federation of Medical Students Association(IFMSA), que promove intercâmbios médicos-acadêmicos.

Há cerca de um ano, o projeto vem sendo idealizado pelos alunos de Medicina, sob orientação da psicóloga Flavia Gozzoli, do serviço de Psicologia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF).

O SENSIBILIZARTE é um projeto que ocorrerá todas as tardes de domingo no HUSF, envolvendo 50 alunos do Curso de Medicina. Serão desenvolvidas atividades que permitam a humanização do ambiente hospitalar e dos profissionais de saúde por meio da arte. Entre as frentes que serão trabalhadas estão musicoterapia, arteterapia, palhaçoterapia e contação de histórias. As atividades acontecerão nas áreas principais do hospital, como a Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica e Ginecologia e Obstetrícia.

Para a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antônio, o projeto mostra a comprometimento social da Universidade e dos alunos. “É exatamente em outubro, momento de celebrar São Francisco de Assis, que iniciamos este maravilhoso projeto, demonstrando o quanto nossos alunos, inspirados por nosso patrono, estão comprometidos com o bem-estar de seres humanos, abdicando de seus momentos de descanso para a prática da paz e do bem”, afirmou a docente.

Segundo o aluno do Curso de Medicina da USF e Presidente da IFMSA, Igor Arantes Góes, as atividades contribuem para o bem-estar do paciente, além de contribuir para uma formação mais humana do estudante. “É de extrema importância que projetos como esse se perpetuem no hospital, já que o SENSIBILIZARTE consegue desviar o foco da doença e levar alegria, não só para o paciente, mas para toda a atmosfera hospitalar, envolvendo pacientes, acompanhantes, equipe de enfermagem, médicos, entre outros. Além disso, o SENSIBILIZARTE contribui para uma formação médica mais humana, pois permite que alunos, de todos os semestres, tenham contato com o paciente e destinem tempo para conversar com eles, levar diversão, música, histórias e troca de conhecimento”, completou Igor, que também é coordenador da Frente de Palhaçoterapia.

Já Gustavo Henrique Garcia de Oliveira, também aluno do Curso de Medicina e Coordenador da Frente de Musicoterapia, ressalta como se sente logo após uma ação do projeto: “Ver o sorriso e as lágrimas de cada paciente, nunca poderá ser pago com algo material. A sensação é a melhor possível. Que o projeto cresça e ganhe asas, e que muitas vidas possam ser melhoradas não apenas com nossas habilidades técnicas, mas artísticas e humanas”, contou o aluno.

Galeria de fotos


Palavras-chave


Histórico de Notícias