USF é representada na 5ª Reunião do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
03/11/2014
Compartilhe:
A Universidade São Francisco (USF) participou, entre os dias 21 e 22 de outubro, da 5° Reunião de Trabalho com Pró-Reitores de Pesquisa e Coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A reunião aconteceu no auditório do CNPq, em Brasília.
A Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica da USF, Dra. Claudette Maria Medeiros Vendramini, e seu assessor, Dr. Marcelo Augusto Gonçalves Bardi, estiveram presentes e avaliaram positivamente o evento, no qual foram apresentadas novas estatísticas sobre o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica no Brasil, seu impacto na sociedade e sua importância como vetor do desenvolvimento do País.
Cerca de 300 Pró-Reitores de Pesquisa e Representantes Institucionais de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil estiveram presentes no evento, que contou com participação do presidente do CNPq, Dr. Glaucius Oliva, do Diretor de Cooperação Institucional, Dr. Paulo Sergio Lacerda Beirão e da Coordenadora de Programas Acadêmicos, Dra. Lucimar Almeida.
A iniciação científica é um modelo de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras, em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos de pesquisa científica, sendo acompanhados por orientadores durante a função.
Programa de Iniciação Científica da USF O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade São Francisco já existe há mais de 20 anos. É constituído por orientadores-pesquisadores e alunos, bolsisitas ou voluntários. Atualmente, possui 25 cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), 3 do Programa Institucional de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI/CNPq) e 35 do Programa de Bolsa-Auxílio de Iniciação Científica (PROBAIC/USF), além de 70 alunos voluntários. Os alunos de iniciação científica são selecionados anualmente pela Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE). É aberto a todos os docentes e alunos vinculados aos cursos de graduação da USF.