Alunos de Fisioterapia participam de Júri Simulado de Processo Ético Disciplinar

12/11/2014
O Curso de Fisioterapia realizou o II Júri Simulado de Processo Ético Disciplinar, com a presença do delegado do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO – 3), Dr. Hildebrando de Barros Ribeiro. O evento foi realizado dia 4 de novembro.

Os alunos do 4º semestre tiveram participação especial, elaborando e representando a plenária do Juri; enquanto os alunos dos demais semestres puderam assistir e esclarecer dúvidas. A ocasião também contou com a presença da Diretora do Campus de Bragança Paulista, Profa. Márcia Aparecida Antônio.

A atividade faz parte da disciplina de Deontologia e Ética Profissional do Curso de Fisioterapia, sob responsabilidade da Profa. Carolina Camargo de Oliveira e da Coordenadora de Curso, Profa. Patrícia Teixeira Costa. O objetivo principal foi simular, desde o momento do recebimento da infração pelo Conselho Profissional, por meio de denúncia ou fiscalização da entidade, até a instauração efetiva do processo.

Durante a simulação foi vivenciada a leitura da denúncia (relatoria), arguição das partes, testemunhas e votação, incluindo o voto do relator do processo, do revisor e a votação geral dos conselheiros - membros do Conselho Regional de Fisioterapia antecipadamente nomeados. Após a votação geral, com absolvição ou condenação e penalidade, foi elaborado o acórdão (sentença final) e encerramento.

Para Profa. Carolina, a atividade exige preparo prévio, o que permite trabalhar diversos conteúdos específicos da Fisioterapia, além da quebra de barreiras, como a própria timidez, para se colocar e falar em público. “É extremamente gratificante promover esse tipo de atividade para os alunos. Vê-los envolvidos e motivados de maneira tão especial é a melhor recompensa por todo trabalho anterior, dentro e fora da sala de aula; além de favorecer uma postura mais proativa diante da vida, ou seja, de maior cidadania.”, disse a professora.

Histórico de Notícias