USF participa de Congresso Internacional de Gastronomia

17/11/2014
 USF participa de Congresso Internacional de Gastronomia
O Curso de Gastronomia da USF está sempre antenado às tendências do mercado com o objetivo de oferecer aos alunos conhecimento atualizado e de qualidade. No Congresso Internacional de Gastronomia – Mesa Tendências, maior evento enograstronômico da América Latina que reúne prestigiados chefs de diferentes escolas do mundo, a USF estava presente.

No ano internacional da agricultura familiar, o evento adotou como temática a importância da conexão entre os chefs e os produtores familiares. O objetivo dessa relação é estimular a atividade econômica e o cultivo sustentável de produtos que atendam às necessidades específicas da cozinha de cada chef.

Segundo a coordenadora do Curso de Gastronomia da USF, Andreia Pimentel, que participou do Congresso, o tema proposto foi bem ao encontro da proposta do Curso. “Nosso objetivo é a formação de profissionais conscientes. Em uma das disciplinas, a de Vivências Gastronômicas, os alunos conhecem a agricultura orgânica e as práticas de incentivo ao pequeno produtor. Além disso, aprendem sobre a utilização sustentável do composto orgânico de aparas das aulas ao praticarem a compostagem que, posteriormente, serão utilizadas como adubo na horta que cultivam ervas e temperos para uso nas aulas práticas”, contou a docente.

Outra iniciativa do Curso que estimula esse tipo de gastronomia é a Feira Orgânica realizada, anualmente, pelos alunos e professores que tentam aproximar o público à receitas da rotina diária preparadas com produtos orgânicos. Além disso, os insumos para a Feira são todos comprados dos pequenos produtores da região da Campinas.

Iniciativas como essa contribuem para a qualificação do mercado gastronômico. “Ao formar profissionais responsáveis é possível melhorar a qualidade de vida do pequeno produtor, melhorar a qualidade do alimento servido à população, sem agrotóxicos e hormônios, além de fomentar a economia da região, comentou a coordenadora do Curso.

O Congresso Mesa Tendências, indica que o Curso de Gastronomia da USF está na direção certa, alinhado ao que há de mais atualizado no setor. Durante o evento, a profa. Andreia também teve a oportunidade de estar em contato com renomados chefs, de diversos países, considerados os melhores do mundo, e apresentar as inciativas com produtos orgânicos trabalhadas no Curso de Gastronomia da USF.

O Congresso foi realizado nos dias 3, 4 e 5 de novembro, pela revista Prazeres da Mesa em parceria com o Senac São Paulo, na capital.

Histórico de Notícias