Professores da USF dão dicas para os estudantes terem um bom desempenho nos vestibulares

16/11/2014
 Estamos no final do ano, mas para muitos jovens, agora, tem início umas das etapas mais importantes de suas vidas, o período do vestibular. Depois de meses de preparação e horas de estudo, chegou o momento de enfrentar uma verdadeira maratona de provas que terminam, somente, no início de 2015.

Nesta fase é fundamental manter o controle emocional e não deixar a ansiedade comprometer o bom desemprenho nas provas. “Cada pessoa tem um ritmo de estudo e de aprendizagem, por isso é importante que você conheça o seu. Para muitos alunos o fato de não estudar às vésperas das provas pode dar a falsa sensação de que não aproveitou todo o tempo possível. Lembre-se, o importante, neste momento, é você estar bem consigo mesmo! Por isso, faça suas escolhas e acredite nelas. Se desejar revisar algum conteúdo, faça isso de uma forma a não sobrepor outras atividades, por exemplo, o lazer e o descanso”, orienta a coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade São Francisco (USF) , Ester Cecilia Fernandes Baptistella.

Para o diretor do Campus Itatiba da Universidade São Francisco (USF) e professor de cursinho há 29 anos, José Roberto Paolillo Gomes, na hora de se preparar para as provas, o aluno sempre deve pensar individualmente em cada processo seletivo que irá realizar e também aproveitar ao máximo as dicas dadas pelos docentes. “Pense num vestibular por vez, cada prova tem a sua particularidade e sua peculiaridade. Se estiver na escola ou no cursinho, siga as dicas dos professores. As melhores atividades são participar das aulas de revisão e fazer os exercícios estipulados pelos professores. Se o estudo for autônomo fazer as provas dos anos anteriores é uma atividade interessante”, orienta o docente.

No dia do vestibular inicie a prova de forma tranquila e natural. Alguns exercícios de respiração podem ajudar a concentrar-se. Outra dica importante é aproveitar ao máximo o tempo para responder todas as questões da melhor maneira possível. “Quando estiver na sala da prova deve entrar em concentração e colocar em mente que irá aplicar tudo aquilo que vem aprendendo ao longo do ano. Não mudar a forma de resolver a prova, fazer como tem feito nos simulados. Não há uma regra que se possa impor: começar pelo conteúdo que tem mais ou menos dificuldade, tem que fazer da maneira que treinou ao longo do ano. Tomar cuidado e se policiar em relação ao tempo”, explica o professor Paolillo.

Dicas para a maratona de Vestibulares

Veja algumas dicas de como melhor aproveitar seu tempo nesta fase de reta final.

1. Gerencie a quantidade de material a ser estudado diariamente. Certamente você já estudou os conteúdos necessários, agora, apenas faça uma breve revisão.
2. Para que se sinta mais seguro, busque, primeiramente, rever os conteúdos que menos teve contato. Colocar as atividades por ordem de prioridade é outro fator que pode ajudar a conseguir um bom desempenho nas avaliações.
3. Procure estudar sempre na mesma hora e, preferencialmente, no mesmo local. Escolha dentre as suas possibilidades um local tranquilo, arejado, com boa iluminação, assim você poderá constituir bons hábitos de estudo.
4. A postura corporal também é um fator importante ao estudar. Lembre-se de seu objetivo. O estudar deitado, debruçado sobre o computador ou fazendo outras atividades concomitantes, pode tirar o foco. Busque uma posição confortável para estudar.
5. Diversifique suas atividades de revisão. Intercale os períodos de leitura com os de exercícios (e/ou memorização).
6. Importante: a cada 50 minutos de estudo, faça um intervalo de 10 minutos para relaxar. Assim evita-se o cansaço mental, o sono e falta de concentração.
7. No dia que antecede a prova: dormir e descansar o corpo e a cabeça. No dia da prova: não acordar tarde e tomar um bom café da manhã. Antes de sair de casa fazer uma refeição leve. Sair com antecedência de casa para não passar apertos com o horário. Hidratar sempre! Roupas leves, pois o período é de bastante calor.

Boa prova!

Histórico de Notícias