Por meio da técnica de ludoterapia – atividade terapêutica que utiliza brinquedos e brincadeiras como ferramenta para expressar os sentimentos, geralmente usada com crianças – 150 alunos desenvolvem o Projeto nas Escolas Municipais Profª Zitta de Mello Barboza e Dona Henedina Rodrigues Cortez I, durante os meses de outubro e novembro.
Os estudantes de Medicina montam, nas escolas, um ambiente hospitalar para que as crianças possam simular com seu urso o que ocorreria em uma situação de internação hospitalar e, assim, entender a verdadeira função do médico e dos profissionais de saúde que é ajudar ao paciente.
Durante a atividade, as crianças desenvolvem funções de acompanhante de seu urso e também de auxiliar do médico, para que possam entender os procedimentos. Em cada etapa, os alunos de Medicina, participantes do Projeto, reforçam às crianças a ideia de que não há necessidade de medo dos profissionais da saúde.
Ao todo, 300 crianças foram beneficiadas com o Projeto Teddy Bear.
O Teddy Bear foi desenvolvido pela IFMSA (International Federation Of Medical Student Association), uma ONG de estudantes de Medicina que promove projetos e campanhas sociais assim como intercâmbios estudantis. O Projeto contou com o apoio da USF, da Secretaria Municipal de Educação de Bragança Paulista, da Loja Tilú e do Grupo Rotaract Club de Limeira. “Essas atividades são de extrema importância para os alunos de Medicina, pois os alunos têm a oportunidade de causar, de certa forma, algum impacto positivo na vida das pessoas e, para mim, essa é a função do médico. Campanhas de conscientização, promoção de saúde e prevenção de doenças permitem que os alunos aprendam a dialogar com as pessoas, saber quais são seus problemas e tentar solucionar. Institucionalmente, esses projetos contribuem para complementar o que tanto se preza na Universidade, a humanização hospitalar”, contou o estudante de Medicina, Igor Arantes de Oliveira Góes, Presidente do Comitê Local USF da IFMSA e Coordenador Nacional do Projeto Teddy Bear Hospital.
Outras ações
Ao longo de todo o ano, estudantes do Curso de Medicina da USF e IFMSA têm realizado uma série de atividades sociais, em Bragança Paulista. Entre elas está o Projeto Sensibilizarte que promove a humanização hospitalar envolvendo artesanato, musicoterapia, contação de histórias e palhaçoterapia, realizado, aos domingos, no HUSF. A Feira de Saúde no Terreiro, realizada em setembro, que contou com a participação de 197 alunos de Medicina, promovendo saúde e prevenindo doenças, voltado à população afrodescendente. Também foram realizadas ações on-line sobre os direitos das mulheres, publicadas na fanpage “Eu Amo Minhas Mulheres", além de uma campanha de prevenção ao suicídio, em que foram publicadas informações sobre a depressão.