handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Campanha da Fraternidade 2015

10/02/2015
Compartilhe:
Campanha da Fraternidade 2015
Fraternidade
 
“Eu vim para servir”, (Mt 10,45). A frase pronunciada por Jesus, conforme nos narra o Evangelho de São Mateus, é o lema da Campanha da Fraternidade 2015 (CF 2015), que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. A CF é uma iniciativa da Igreja Católica do Brasil surgida em 1964. Sua finalidade é trazer para reflexão um tema de interesse da Igreja e também da sociedade. Desde que foi criada, a CF já trouxe para debate temas como a saúde, a moradia, o emprego, a justiça, a paz, a segurança, a juventude, a questão de gênero, a causa indígena, o ecumenismo, só para citar alguns exemplos.

O período forte da CF é a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa que começa na Quarta-Feira de Cinzas. No entanto, a temática proposta pode, e deve, perpassar todo o ano de caminhada das comunidades de fé. Além de refletir e celebrar os mistérios da fé à luz da temática proposta, cada ano, a partir do tema escolhido, a Igreja também se une para promover ações concretas e solidárias que vão especialmente ao encontro da realidade proposta para reflexão na respectiva campanha. Uma destas ações é a Coleta da Solidariedade, sempre realizada no Domingo de Ramos, que neste ano de 2015 será no dia 29 de março. No ano de 2012, por exemplo, quando a CF abordou o tema da Saúde Pública, a Coleta da Solidariedade arrecadou R$5,45 milhões, investidos em 245 projetos por todo o Brasil.

A partir das informações apresentadas até aqui, podemos perceber que a Campanha da Fraternidade é importante ponto de interação entre Igreja e Sociedade, justamente o tema da CF 2015. Percebemos que a fé, na concepção cristã, não é uma busca de Deus que priva o ser humano do contato com a realidade, que o faz olhar para o céu sem se importar com o chão no qual está pisando. Ao contrário, o mistério de Jesus Cristo, de Deus que se faz ser humano e vem participar de nossa vida e de nossa história, é uma convocação ao exercício de uma fé que se faz prática, doação, entrega e serviço – “Eu vim para servir” (Mt 10,45).

Ao ler estas poucas linhas, pode ser que você esteja se perguntando: “De que maneira concreta eu posso participar da CF 2015?”. Aqui estão algumas dicas simples e práticas:
  • Estudar o texto-base da CF 2015: Pode ser adquirido nas livrarias católicas ou nas secretarias paroquiais. Tem cerca de 100 páginas e custa em torno de R$10. Traz uma sólida fundamentação em torno do tema, os objetivos gerais e específicos da CF 2015 e também um panorama das CF’s anteriores. Pode ser estudado individualmente ou em grupo e internet também pode auxiliar neste estudo. Basta acessar o site cnbb.org.br.
  • Aprender e divulgar o Hino da CF 2015: Cada ano é composto um hino próprio. Pode ser encontrado no Youtube.
  • Participar das celebrações e contribuir na Coleta da Solidariedade: Todas as comunidades católicas, no período da Quaresma, se voltam com muita atenção para a temática da CF. Participar com interesse das missas também é importante meio de reflexão e formação. Não se esqueça também da oferecer sua generosa contribuição na Coleta da Solidariedade, que será realizada no Domingo de Ramos. É a maneira concreta que você tem de se sentir membro de uma Igreja que deseja ardentemente servir à sociedade.

Estas são apenas algumas indicações. Muitas outras iniciativas poderão surgir a partir de sua caridade criativa. Não tenha medo se se abrir às iniciativas que o Espírito Santo lhe inspira. Desejo desde já que a CF 2015 seja vivida e celebrada por você de todo coração.

Frei Gustavo Wayand Medella, OFM

Palavras-chave


Histórico de Notícias