USF oferece atendimento gratuito à comunidade para declaração do Imposto de Renda

05/03/2015
Com o intuito de ajudar os contribuintes a fazer a declaração do Imposto de Renda 2015 de forma correta, alunos de vários cursos da área de administração da Universidade São Francisco (USF) realizam de 6 a 18 de abril o projeto “Quebrando os mistérios do Imposto de Renda”, que oferece assessoria gratuita a comunidade para orientar e esclarecer dúvidas, no Campus Bragança Paulista.

O atendimento será realizado das 17h às 19h, no saguão do prédio central. Terá a participação de alunos e docentes dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologias em Gestão, Processos Gerenciais, além do Direito. “A importância do projeto é que o ganho não é apenas para a população, que recebe uma assessoria gratuita, mas também para os alunos, que colocam na prática os ensinamentos de sala de aula. A atividade proporciona a aplicação prática do conhecimento. Além disso, temos o aprendizado em relação ao atendimento ao contribuinte, ou seja, um momento de relacionamento entre a comunidade e os acadêmicos”, afirmou a professora Aparecida Elisabete Pontes, responsável pelo projeto.

Para os que irão preencher a declaração sem a ajuda de escritórios de contabilidade, o professor do Curso de Administração da USF, Luiz André Longanesi, orienta que é fundamental ficar atento aos detalhes. Uma dica é ler com atenção o manual da Secretaria da Receita Federal (SRF), avaliar se o preenchimento da declaração completa não é mais vantajoso do que a simplificada, entre outros itens.

“Todo cuidado é pouco. Esse ditado popular é plenamente valido, para que o contribuinte não venha a ‘cair na malha fina’. Assim, na hora de preencher a declaração de Imposto de Renda, há de se ter muito cuidado e precisão, pois poderão evitar dores de cabeça posteriores. Deve-se prestar atenção aos lançamentos e guardar todos os comprovantes, tais como: de rendimentos, de despesas médicas, de compra e venda de bens, de aplicações bancárias e em Bolsa de Valores, de rendimentos oriundos de ações judiciais, etc. Assim, se deve garantir a exatidão nas informações prestadas, lançar exatamente os valores constantes dos documentos, o que evita que a Receita peça esclarecimentos mais tarde”, explicou o docente.

Histórico de Notícias