Alunos de Fisioterapia participam de atividades de apoio à comunidade

05/05/2015
Alunos de Fisioterapia participam de atividades de apoio à comunidade
 No mês de abril, os alunos do Curso de Fisioterapia da Universidade São Francisco (USF) participaram de uma série de atividades de apoio à comunidade. Entre elas está a ação desenvolvida para a disciplina “Estágio Supervisionado em Saúde da Criança”, ministrada pela professora Carolina C. Oliveira, realizada nas escolas de ensino fundamental, em creches e orfanatos.

Durante todo o mês, os alunos avaliaram o desenvolvimento neuropsicomotor e aspectos sensório-motores nos lactentes e crianças residentes no Abrigo “Casa da Benção”. O objetivo foi realizar uma triagem para identificar sinais de comprometimento e encaminhar para atendimento específico. Foram atendidas em torno de 15 crianças. “Esta vivência prática enriqueceu o aprendizado acadêmico dos alunos, colocando-os em contato com situações diferentes das vividas na Clínica de Fisioterapia Escola da USF”, afirmou a coordenadora do Curso de Fisioterapia da USF, professora Patrícia Teixeira da Costa.

Em abril, os alunos de Fisioterapia também participaram, junto com os alunos do Curso Medicina, da Campanha Nacional de Combate ao vírus Influenza em Bragança Paulista.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.

Os alunos dos dois cursos, acompanhados dos professores docentes Katiuscia Scasni e Vitor Piquera, respectivamente, participaram da ação de prevenção desenvolvida na Unidade de Saúde da Estratégia de Saúde da Família “Dra. NILDA DA SILVA COLLI”, em Bragança Paulista. Foi realizado um encontro aberto para pacientes pneumopatas, seus familiares e a comunidade em geral.

Os alunos conscientizaram os participantes da importância dos exercícios respiratórios e da utilização correta dos medicamentos. Os alunos de Fisioterapia realizaram uma dinâmica com bexigas e brincadeiras para ensinar os participantes sobre o procedimento correto da respiração.

A 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 22 de maio de 2015. Podem tomar a vacina idosos, crianças e portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

Capacitação

Alunos da disciplina Estágio Supervisionado em Saúde da Mulher, do Curso de Fisioterapia da USF participaram do 2º Curso de Orientações à Gestantes promovido pela Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista. Os cursos são oferecidos com apoio de equipe multiprofissional do hospital com a finalidade de orientar as gestantes.

Os alunos da Fisioterapia ministraram a palestra "Alterações posturais decorrentes da gestação e prática de exercícios na gravidez e puerpério", orientando as gestantes e seus acompanhantes sobre as alterações e cuidados com a postura durante o período da gestação. O evento contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas.

Histórico de Notícias