Alunos do Curso de Farmácia participam de metodologia ativa no formato de gincana

12/05/2015
 Os alunos do 3º semestre do Curso de Farmácia, Campus Bragança Paulista e Campinas (Unidade Swift) participaram de uma metodologia ativa no formato de gincana para a disciplina de Histologia.

Com o objetivo de expor o conteúdo de uma maneira mais dinâmica, o professor Cristiano da Rosa promoveu uma gincana que aborda o conteúdo da matéria.

Os alunos foram divididos em equipes (verde, amarela, vermelha e azul), bem como, orientados sobre o tema que eles deveriam estudar para a aula. Todas as informações dadas em sala de aula foram colocadas na sala virtual da disciplina.

A atividade foi realizada no anfiteatro e antes do inicio os alunos se reuniram com seus respectivos grupos para repassar o conteúdo estudado. Em seguida, os alunos foram orientados sobre as regras da gincana. Todos os integrantes participaram respondendo alguma das questões; apenas dois integrantes de cada equipe iriam à plataforma de competição para responder a questão; somente poderia apertar o botão para responder a questão após a leitura da questão quando o professor desse o comando; caso a equipe que apertasse o botão e errasse a resposta a pontuação seria atribuída à equipe adversária; caso as equipes que estavam duelando não soubesse responder a chance era transferida para as outras equipes; após apertar o botão a dupla teria dez segundos para discutir a resposta a ser dada; as equipes que “soprassem” a resposta perderiam ponto.

O docente responsável pela atividade observou que a participação dos alunos na gincana foi muito maior quando comparada à uma aula expositiva/dialogada. “Percebemos que esse tipo de metodologia estimulou a curiosidade sobre o assunto, e que estes alunos vieram buscar um algo a mais em sala de aula. Pode-se observar que abordagens diferenciadas devem ser utilizadas em diversas áreas no Ensino Superior, e que o aluno necessita desses estímulos para que se motivem durante a sua jornada de estudo”, afirmou o professor Cristiano.

Histórico de Notícias