USF recebe 500 inscritos em três dias de atividades acadêmicas

15/05/2015
USF recebe 500 inscritos em três dias de atividades acadêmicas
 A Universidade São Francisco (USF) promoveu de 11 a 13 de maio o XXI Encontro de Iniciação Científica, o XIV Encontro de Pós-Graduação, o X Encontro de Extensão Universitária e o VIII Seminários de Estudos do Homem Contemporâneo no campus Campinas (Unidade Swift). A temática dos Encontros foi a "Ciência e fé: Luz para a Sociedade Pós-Moderna”.

O evento recebeu cerca de 500 inscrições de pesquisadores e alunos de diversas instituições de ensino do país, além de 272 trabalhos inscritos. Durante os três dias de evento foram realizados minicursos, palestras, plenárias, mesas-redondas, workshops, apresentações orais e em painéis, além de eventos culturais.

Durante a abertura, o reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, destacou a importância da Universidade abordar a ciência e a fé. “Os pesquisadores detém um considerável poder de modificar o mundo. Hoje esse poder causa esperança e em algumas situações medo. Por isso, é tão importante a Universidade abordar este tema”, afirmou o reitor.

Na abertura o Presidente da Casa Nossa Senhora da Paz (CNSP-ASF), Frei Raimundo Justiniano de Oliveira Castro, OFM, ressaltou o fato da temática escolhida para este ano estar em consonância com a Campanha da Fraternidade 2015 e também com o Ano Internacional da Luz, definido pela Unesco. “A discussão deste tema é a oportunidade singular de reflexão e discussão sobre as tecnologias baseadas na luz e seus desafios para o futuro”, afirmou Frei Raimundo.

A abertura do evento teve a participação da Banda Música do Silêncio, criada pelo Maestro Fabio Bonvenuto, que tem como integrantes jovens portadores de necessidades especiais da região metropolitana de São Paulo. Além da realização de uma mesa-redonda com a temática “Ciência e Fé: Luz para a Sociedade Pós-Moderna”, que contou com a participação do Animador da Frente de Evangelização da Comunicação da Província Franciscana da Imaculada Conceiçaõ do Brasil, Frei Gustavo Wayand Medella (mediador), o Frei Volney José Berkenbrock e a vice coordenadora do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação, professora Maria de Fátima Guimarães.
Para a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE) e Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu (NPS) professora Iara Andrea Alvares Fernandes, os eventos estão alinhados com a missão Franciscana da Universidade. “Os eventos vem crescendo tanto em qualidade, quanto em quantidade de trabalhos inscritos. Sendo um dos eventos institucionais mais importantes da USF. São apresentados trabalhos de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, um tripé que nos fundamenta enquanto instituição universitária, além de abordar o estudo do homem contemporâneo, que transversalmente traz essa formação humana, com esse viés da missão franciscana”, ressaltou a pró-reitora.

Entre as palestras promovidas nestes três dias está a ministrada pelo professor do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação e responsável pela Frente de de Educação da Província, Frei Nilo Agostini, com a temática “Ciência e Fé: Um diálogo fundado na ética”; a palestra sobre “O papel da religiosidade/espiritualidade na saúde mental; achados e direções futuras”, com o professor da PUC-Campinas, Wagner de Lara Machado e “Desafios da Extensão Universitária nas Instituições Comunitárias de Ensino Superior”, ministrada pelo professor André Pires , da PUC-Campinas.

No último dia do evento, foram realizadas as premiações dos trabalhos de Iniciação Científica, Conclusão de Curso, Extensão e das pós-graduações Stricto Sensu. O evento contou com a participação da diretora do Campus Campinas (Unidade Cambuí) e Coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), professora Luciana Rita Stracialano Parada, que destacou a qualidade dos trabalhos apresentados. “A qualidade dos trabalhos de extensão permite que as ações sejam traduzidas para a sociedade científica”, destacou a diretora.

O último dia também contou com o lançamento de três obras técnico-científicas produzidas por docentes e alunos da USF. Os livros são: “Passando a Limpo: flotação por ar dissolvido aplicado no tratamento de efluentes”, do Prof. José Pedro Thompson Junior, “Enfoque Evolutivo das Organizações em Função da Sustentabilidade”, dos professores Robisom Damasceno Calado, Élen Nara Carpin Besteiro, Francisco Guilherme de Camargo e Cleonice Aparecida de Souza e o livro “Competitividade com Qualidade de Vida: o capital humano como fator de produção”, dos professores Marco Antonio Silveira, Taiane Cristiane Becaro e Priscilla Perla T. von Zuben Campos.

Para o Diretor do Campus Campinas (Unidade Swift), Robisom Damasceno Calado, as atividades acadêmicas permitiram a integração de todos os setores da Universidade. “O evento resultou em uma maior participação dos professores, coordenadores e funcionários. Essa valorização da parte humana só pode resultar em um sucesso nas atividades promovidas”, afirmou o diretor.

O terceiro dia foi finalizado com a apresentação teatral da peça “Família qua$e vende tudo”, do Grupo de Teatro Reserva Cultural da USF.

Histórico de Notícias