Alunos do Curso de Direito realizam júri simulado no Fórum de Campinas

21/05/2015
Alunos do Curso de Direito realizam júri simulado no Fórum de Campinas
 Os alunos do Curso de Direito da Universidade São Francisco (USF) realizaram no dia 16 de maio a 2º edição do Júri Simulado, no Fórum Central de Campinas. A atividade teve o objetivo de proporcionar ao acadêmico do Curso de Direito a possibilidade de vivenciar o que realmente ocorre em um Júri popular colocando-o em contato com a prática vivida na realidade do profissional do direito nas mais diversas áreas, tais como: Juiz, Promotor, Advogado, entre outros.

A atividade contou com a participação de 15 alunos do 5º e 3º semestre do Curso do Campus Campinas (Unidade Cambuí), que representaram réu, vítima, testemunhas, advogados, promotores, escreventes e oficiais de justiça. O júri simulado contou com a participação do juiz de Campinas, doutor Sérgio de Araújo Gomes.

A temática abordada foi “Direito Penal e Processual Penal” e teve como estudo de caso um processo ocorrido no ano de 1999. Para a coordenadora do Curso de Direito do Campus Campinas, professora Adelaide Albergaria, a atividade prática é um exercício essencial para a formação dos alunos. “Essa simulação é muito importante, pois é uma forma dos alunos vivenciarem, na prática, como ocorre um julgamento. É uma atividade institucional que ocorre sempre no 5º semestre, período em que são apresentados os conteúdos programáticos das disciplinas de Direito Penal e Processual Penal”, afirmou a coordenadora.

A estudante do 2º ano de Direito, Ana Clara Penteado, estava na plateia assistindo ao júri. Na edição de 2014 participou como jurada. “As atividades simuladas são fundamentais para o futuro advogado entender como funcionam as audiências”, destacou a aluna.

O júri simulado contou com a presença do professor de Direito da USF e Juiz da Cidade Judiciária, doutor Luiz Antônio Alves Torrano, a diretora do Campus Campinas (Unidade Swift), professora Luciana Parada, advogados da cidade, vereadores, além de alunos e familiares.