Alunos de Arquitetura de Itatiba participam de atividades práticas

22/05/2015
Alunos de Arquitetura de Itatiba participam de atividades práticas
 Os alunos do 7º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Campus Itatiba realizaram um trabalho para o primeiro módulo da Disciplina de Estruturas II (Madeira e Aço).

Foi proposto aos alunos que verificassem os diferentes modelos de tesouras e treliças de madeiras existentes, que calculassem a inclinação das tesouras e seus espaçamentos nos mais variados tipos de telhados, as secções e tipos de madeiras usados.

Para a professora Silvia Scali, responsável pela disciplina, o trabalho foi fundamental para expandir o conhecimento dos alunos. “Fundamental para o conhecimento dos alunos, já que do ponto de vista da arquitetura buscamos novas soluções projetuais, tirando partido do material, visando inovação nas propostas arquitetônicas. Em vez de trabalharmos o conteúdo apenas teoricamente, executar a maquete física, ainda trabalha a capacidade de raciocínio lógico e o desenvolvimento da visão espacial das estruturas”, explicou a docente.

Visita
Os alunos de Arquitetura e Urbanismo, do Campus Itatiba, também visitaram, em São Paulo, dois edifícios ícone da arquitetura moderna brasileira: o prédio Oscar Americano e a Casa Modernista. As visitas fazem parte das disciplinas Teoria e História da Arquitetura, da Arte e do Urbanismo IV e V.

Na Fundação Oscar Americano, além de conhecerem a casa projetada pelo arquiteto Osvaldo Bratke, os alunos conheceram a preciosa coleção de obras de arte presente no local, onde foi explanado a respeito da história do Brasil em frente a pinturas de Albert Eckhout e Debret e também de arte moderna vendo pinturas de Di Cavalcanti e Laser Segall.

Os alunos concluíram o passeio na Casa Modernista do arquiteto Gregori Warchavchik, onde foi feito uma conversa sobre a modernidade no Brasil na varanda da residência e então percorreram todos os espaços que marcam o início do racionalismo na arquitetura moderna no Brasil.

Histórico de Notícias