USF promove Fórum de Inovação

25/05/2015
USF promove Fórum de Inovação
 No dia 20 de maio, quarta-feira, a Universidade São Francisco (USF) realizou o Fórum de Inovação: do Discurso a Prática, no Campus Campinas (Unidade Cambuí). O evento reuniu profissionais que atuam no mercado de inovação no Brasil. Participaram alunos do curso de Administração, professores, gestores educacionais e interessados na área.

A abertura do evento contou com a presença da diretora da Unidade Cambuí, professora Luciana Parada e com o diretor do Curso de Administração, professor Geraldo Gonçalves Júnior. Entre os temas que foram abordados estavam: “Conceitos de Inovação”, “A prática da Inovação nas empresas e organizações”, “O processo de reconhecer as práticas inovadoras” e “Inovação na Educação”.

O Fórum contou com a participação do diretor de Grupo de Apoio a Inovação e Aprendizagem em Sistemas Organizacionais, do CTI Renato Archer, Marco Silveira, que abordou os conceitos de inovação nos dias de hoje e também a importância das instituições de ensino superior acompanharem as novas tendências. “Nos mercados atuais a inovação é um dos principais recursos estratégicos para se obter vantagens competitivas sustentáveis”, afirmou Marco.

Outro destaque da programação foi o gerente de negócios da 3M do Brasil, Alexandre Norberto Rodrigues, que destacou como a 3M se tornou uma empresa sinônimo de inovação no mercado mundial. “A empresa tem mais de 100 anos de fundação e tem na sua cultura a gestão a inovação. Nós temos a tecnologia como o motor para inovar”, explicou Alexandre.

Os participantes do Fórum de Inovação ainda puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade, com a presença da coordenadora do Núcleo de Estudos e Conhecimento, Giovanna Salmazo Ribeiro.

O evento ainda contou com a participação do professor da PUC-Campinas, Carlos Marshal França, o professor da FATEC de itu, Dilermando Piva Júnior e da docente da USF, Adair Mendes Nacarato.