USF sedia I Interligas Brasileiro de Neurocirurgia

02/06/2015
USF sedia I Interligas Brasileiro de Neurocirurgia
 A Universidade São Francisco (USF) sediou, no dia 1º de junho, a abertura do I Interligas Brasileiro de Neurocirurgia (I IBN). O evento foi o maior encontro de Ligas Acadêmicas de Neurocirurgia do Brasil. Durante todo o dia foram realizadas palestras e mesas-redondas.

A abertura oficial contou com a presença do Reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, da Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), professora Iara Andrea Alvares Fernandes, da diretora do Campus Bragança Paulista, professora Marcia Aparecida Antônio, do Coordenador do Curso de Medicina, professor Luiz Fernando Paulin, do professor do Curso de Medicina e chefe de neurocirurgia do HUSF, do doutor Carlos Tadeu Parisi de Oliveira.

O Reitor destacou a importância da USF receber um evento de relevância nacional para a área da medicina. “Dentro do Curso de Medicina, nossas ligas são atuantes. Destacam-se na motivação de atividades e contribuído para melhorias do Curso”, afirmou o reitor.

O evento foi idealizado por um grupo formado por 17 alunos de faculdades de medicina de todo o Brasil e recebeu o apoio da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc). O primeiro Interligas tem como objetivo promover a integração das Neuroligas de todo o país, a partir do intercâmbio tanto científico, por meio de compartilhamento do conhecimento; quanto cultural, por meio da troca de experiências dos participantes. O evento contou ainda com a participação da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM).

A primeira palestra foi ministrada pelo professor Carlos Tadeu Parisi de Oliveira, que abordou a história da Neurocirurgia no Brasil e no Mundo. Durante a palestra foram destacados nomes como José Rebe Portugal, Elyseu Paglioli e Aloysio de Matts Pimenta, médicos que ajudaram a consolidar a neurocirugia no Brasil.
Outra palestra abordada, no período da manhã, foi “Como escolher e se preparar para a residência de neurocirugia?”, com o doutor Júlio Leonardo Barbosa Pereira, que atualmente é neurocirurgião no Hospital Sírio Libanês e Beneficência Portuguesa.

O médico deu orientações de itens que devem ser avaliados na hora da escolha, o perfil do neurocirurgião, realização da prova e principais desafios da área. “A relação de confiança que deve ser construída com o paciente no dia a dia é fundamental. Muitas vezes é um assunto que não é discutido em sala de aula. Questões burocráticas, como aprovação de procedimentos do plano de saúde também fazem parte do cotidiano de um neurocirurgião”, destacou Júlio.

Também serão realizadas duas noites de programação dentro do XVI Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia, que acontecerá dos dias 2 a 6 de junho na cidade de Atibaia, SP.