Alunos do Curso de Fisioterapia visitam supermercado para ação na área de fisioterapia na saúde ocupacional e ergonomia

09/06/2015
 Os alunos do 9º Semestre do Curso de Fisioterapia do Campus Bragança Paulista, da Universidade São Francisco (USF) acompanhados pela docente Valquíria Oliveira Lopes, supervisora da disciplina de Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Saúde Ocupacional e Ergonomia, realizaram uma visita técnica, no dia 2 de junho, às estruturas do Supermercado Mendonça, em Bragança Paulista.

Durante a atividade proposta, a professora Valquíria e seus alunos acompanharam os trabalhadores de diferentes setores em suas atividades, realizando a análise ergonômica do trabalho e orientando-os sobre os procedimentos adequados para a realização das atividades no trabalho, promovendo o bem-estar e a prática de hábitos posturais saudáveis aos colaboradores da organização. Desta forma, com pequenas intervenções para otimização do ambiente de trabalho sob a ótica da ergonomia, é possível o desenvolvimento de uma ação da fisioterapia preventiva.

Para a coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Patrícia Teixeira Costa, a vivência prática dos alunos na área de Saúde Ocupacionais in loco é fundamental para já prepará-los adequadamente para o mercado de trabalho. “Proporcionar a intervenção fisioterapêutica à comunidade por meio da assistência prática supervisionada e promover reflexão e discussão sobre área de atuação do profissional fisioterapeuta faz parte da missão do Curso”, explica a coordenadora.

A área de Fisioterapia na Saúde Ocupacional e Ergonomia corresponde ao campo de atuação da fisioterapia preventiva, sendo que, durante a formação superior, são desenvolvidas competências e habilidades no sentido de capacitar os egressos para a avaliação e tratamento fisioterapêutico de indivíduos em atividades ocupacionais, além de analisar as modalidades de ação preventiva no campo de atuação da fisioterapia. Também são apresentados e discutidos a legislação vigente relacionada à saúde do trabalhador, os protocolos de intervenção ergonômica e os conceitos de design universal.