handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Alunos do Curso de Fisioterapia realizam atividade em Centro de Equoterapia

15/06/2015
Compartilhe:
Alunos do Curso de Fisioterapia realizam atividade em Centro de Equoterapia
 Os alunos do Curso de Fisioterapia, da Universidade São Francisco (USF), no Campus Bragança Paulista, desenvolveram na disciplina de Estágio Supervisionado em Saúde da Criança, atividades práticas no “Centro de Equoterapia Pé de Pano”, de Bragança Paulista. As atividades desenvolvidas na Instituição são voltadas para crianças com necessidades especiais,
Os alunos do último semestre do Curso de Fisioterapia, sob a supervisão da professora Carolina Camargo de Oliveira, especialista em Fisioterapia em Neuropediatria e da coordenadora do Curso, professora Patrícia Teixeira Costa, realizaram uma vivência prática na Instituição para que pudessem incluir essa possibilidade no rol de escolhas para suas vidas profissionais.

Durante a atividade, além de acompanhar atendimentos a pacientes com diferentes disfunções neurológicas e psiquiátricas, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar algumas condutas como praticantes (como são chamados os pacientes na Equoterapia), montando a cavalo e executando exercícios simples, propostos pelos profissionais do Centro. A atividade é de extrema importância para a formação complementar para o aprendizado dos alunos e para a preparação para o mercado de trabalho.
A equoterapia é utilizada como método terapêutico, através da prática de atividades equestres e técnicas de equitação, sendo o cavalo o instrumento de trabalho. Ao acompanhar os movimentos do cavalo, o praticante de equoterapia é estimulado a manter o equilíbrio e a coordenação, movimentando simultaneamente tronco, braços, ombros, cabeça e o restante do corpo, dentro de seus limites.

Workshop
Os alunos do 9° semestre do Curso de Fisioterapia participaram no dia 2 de junho, de um Workshop de Fisioterapia em ortopedia e traumatologia, ministrado pelo Professor Guilherme Panuncio, que abordou a atuação da Fisioterapia na área de Ortopedia e Traumatologia.

O evento promoveu a discussão científica sobre a prática clínica em patologias de grande prevalência, assim fortalecendo as ferramentas dos alunos que já atuam nos estágios.

Galeria de fotos