Alunos de Engenharia realizam projeto de ponte de macarrão

17/06/2015
Alunos de Engenharia realizam projeto de ponte de macarrão
 Os alunos do 1º semestre dos Cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária, do Campus Campinas (Unidade Swift) da Universidade São Francisco (USF), apresentaram os projetos de construção de pontes de macarrão. A atividade faz parte da disciplina de Física. A avaliação final é o teste de carga, em que é medido o quanto de peso a ponte aguenta até sua ruptura.

Os alunos foram divididos em 8 grupos e para o projeto das pontes puderam utilizar apenas massa do tipo espaguete número 8, colas epóxi e cola. O objetivo principal do trabalho é motivar o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam aplicar conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos para resolver problemas, projetar sistemas estruturais simples, comunicar e justificar seus projetos em forma oral e escrita e estimular o trabalho em grupo.

Para a execução do projeto os alunos tiveram que realizar cálculos, além de pensar em um projeto arquitetônico da ponte. O projeto vencedor foi o construído pelos alunos Karina Lage, Gabriela Pinheiro, Keryman Ramos, Leonardo Rodrigues e Victor Santos. A ponte criada pelo grupo suportou 30,4 quilogramas. “Pensamos em um desenho de ponte que favorecesse a divisão de forças”, ressaltou a aluna Keryman.

A competição de pontes de macarrão é realizada em várias universidades do Brasil e do mundo.

Confira os resultados:
1º colocado

Carga suportada = 30,4kg
Alunos: Victor Santos , Leonardo Rodrigues, Karina Lage, Gabriela Pinheiro e Keryman Ramos

2º colocado
Carga suportada = 18,4kg
Alunos: Marcel Amorim, Priscila F Neves, Kerolyn Araujo, Graziela P. Esteves, Felipe Dentello
e Caio Neves

3º colocado