Curso de Gastronomia da USF promove Feira Orgânica

19/06/2015
Curso de Gastronomia da USF promove Feira Orgânica
 Os alunos, do 1º semestre, do Curso de Gastronomia da Universidade São Francisco (USF) promoveram no dia 18 de junho, na Unidade Cambuí, a Feira de Comidinhas Orgânicas. O vento contou com a presença de docentes do Curso, autoridades de Campinas, jornalistas de Campinas (Band, Rádio CBN, Grupo RAC).
A Atividade faz parte da disciplina “Vivências Gastronômicas”, que tem como objetivo estimular a responsabilidade ambiental na formação dos futuros chefs de cozinha. Dividido em grupos, apresentaram um cardápio de receitas produzidas com alimentos orgânicos, sem agrotóxicos e que não estimulem o desperdício. Os convidados poderam avaliar os pratos, tirar dúvidas com os alunos e votar nos melhores.

Entre as receitas desenvolvidas estava uma sopa de palma, cascanana (bolinho de banana com ganache e castanha do Pará) e a moqueca de palmito com creme de arroz. O grupo da aluna Vanessa Dallanegra, do grupo que utilzou a palma como principal ingrediente, optou em utilizar Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). “ Pensamos em criar uma receita diferente, que fugisse do convencional. A palma é um alimento riquissimo em nutrientes e também pode ser muito saboroso. Como primeira atividade prática, foi uma atividade gratificante”, explicou a aluna.

Para a coordenadora do Curso de Gastronomia, professora Andreia Pimentel, a atividade prática é uma maneira de estimular os alunos desde a graduação a pensarem de maneira sustentável, seja para a produção de uma receita ou no gerenciamento de um estabelecimento gastronômico. “O público tem se preocupado cada vez mais com a utilização de agrotóxicos nos alimentos e os futuros chefs de cozinha devem se conscientizar. É preciso aprender a trabalhar com a sazonalidade dos alimentos, saber economizar, além de uma série de outras atividades. Com uma formação consciente é possível desenvolver um trabalho de excelência na gastronomia”, afirmou a docente.

Confira todos os receitas

- Cascanana (Bolinho de banana com ganhache e castanha do Pará))
- Paletita orgânica (paleta de abacate com chia)
- Mousse de iogurte e limão