Alunos do Curso de Engenharia Civil do Campus Bragança Paulista desenvolvem Construtora Júnior

24/06/2015
 Os alunos do 1º semestre do Curso de Engenharia Civil do Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) desenvolveram uma Construtora Júnior, aplicando os conceitos de administração de empresas desenvolvidos na disciplina de Introdução à Administração, ministrada pelo professor Fernando Andrian.
Entre os conceitos que foram trabalhos em sala de aula está: Gestão de Portfólio (definição e análise mercadológica), Definição da Matriz SWOT (instrumento utilizado para planejamento estratégico que recolhe dados que caracterizam o ambiente interno - forças e fraquezas - e o externo - oportunidades e ameaças - da empresa), Definição da Matriz BCG (ferramenta de análise do ciclo de vida de cada produto/serviço, identificando o retorno que geram ou possam gerar para a empresa), Cinco Forças de Porter (instrumento de análise da atratividade de um determinado mercado ou segmento de mercado) e Estratégia Genérica de Porter (estratégias como custo, diferenciação e foco, úteis para buscar ótimas posições no mercado em um longo prazo); assim como outros conceitos envolvendo a estruturação departamental e funcional e o fluxograma de processos administrativo.

A partir dos conceitos adquiridos durante as aulas, os alunos puderam criar “do zero” uma empresa na área de Engenharia Civil, desde sua concepção (razão social e mercado de atuação) até o seu funcionamento e análise de viabilidade. Para o desenvolvimento dos trabalhos, os alunos foram divididos em nove grupos, que por meio de banners e outros recursos visuais, apresentaram para professores e alunos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, suas empresas e os conceitos criados. Para a avaliação dos trabalhos, os professores consideraram os critérios de apresentação, domínio dos assuntos, criatividade e originalidade de cada grupo. “Certamente foi uma semente que plantamos em cada futuro engenheiro. Afinal, nosso papel de educador e motivador dos alunos, foram cumpridos”, afirmou o professor Fernando.
Para a coordenadora do Curso de Engenharia Civil, professora Christiane Lima Barbosa, o trabalho motivou os alunos a colocaram na prática os conceitos aprendidos na sala de aula e, mesmo sendo alunos do primeiro semestre, demonstraram alto grau de comprometimento e empenharam com bastante seriedade todas as etapas, inclusive nas apresentações.