handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Alunos da Gastronomia participam do evento Chefs na Praça

13/07/2015
Compartilhe:
Alunos da Gastronomia participam do evento Chefs na Praça
 A Universidade São Francisco (USF) participou no dia 12 de julho do evento Chefs na Praça, o primeiro de uma série de atividades que o 7º Festival Gastronômico Internacional de Campinas e Região promove até agosto.
Realizado na praça Carlos Gomes, o Chefs na Praça teve entre as atrações a Cozinha Show, que teve a participação de docentes e alunos do Curso de Gastronomia, além da presença do chef Angelo Ortiz, da Le Cordon Bleu, do Peru. O público teve a oportunidade de aprender receitas, esclarecer dúvidas e degustar os pratos.
A temática desde ano do Festival é “A Riqueza Gastronômica da América Latina”. Para o chef Ortiz, que visita o Brasil pela primeira vez, o evento é importante por aproximar os alunos da comunidade. “A USF é uma instituição que está crescendo muito no cenário gastronômico e é muito gratificante ver a entrega dos alunos pela profissão. Eles se prepararam para o evento e optaram em abrir mão das férias para participarem. Demonstram muito orgulho e paixão pelo que fazem”, afirmou o chef peruano, especialista na história da culinária peruana, produtos nativos, com destaque para a quinoa.
Para a coordenadora do Curso de Gastronomia da USF, professora Andreia Pimentel, a presença de um chef internacional enriquece o evento e a possibilidade do público conhecer mais sobre a culinária da América Latina. “A vinda do chef Angelo resulta da nossa parceria com uma das principais escolas de gastronomia do mundo. O público teve contato com receitas típicas da culinária peruana. O evento também foi um momento importante para os alunos que tiveram contato com um chef internacional e atuaram de maneira prática no evento”, afirmou a coordenadora.

Os chefs docentes da USF Alexandre Meneghetti, Rogerio Maldonado, Mariane Sato e Henrique Mecciano prepararam receitas como uma salada de feijão Santarém, Stracotto de Língua ao molho de Coentro e Polenta, Pulpo con vinagreta de maíz y mayonesa de aguacate e peixe Mar &Selva.
O evento também contou com a participação de restaurantes de Campinas que ofereceram pratos a preços acessíveis. De acordo com a organização do evento, mais de 22 mil pessoas participaram das atividades, realizadas na Praça Carlos Gomes.

Outras atividades
A USF também promoverá o evento Chefs para Chefs, marcado para o dia 11 de agosto, no Campus Campinas (Unidade Cambuí) da USF. A atividade é exclusiva para reunir chefs da região, com o objetivo de aproximá-los e estimular a discussão de temas de interesse e troca de experiência.

A Universidade sediará o 2º Fórum Gastronômico de Campinas e Região, que ocorre de 12 e 13 de agosto. O evento reunirá profissionais do setor e amantes da gastronomia para a discussão de temas pertinentes ao setor.

Ao longo do mês a USF também divulgará o regulamento de um Concurso de Receitas, destinado para cozinheiros amadores.