Curso de Gastronomia recebe Fórum Gastronômico de Campinas

01/09/2015
Curso de Gastronomia recebe Fórum Gastronômico de Campinas
 A Universidade São Francisco sediou o 2º Fórum Gastronômico, do Festival Gastronômico de Campinas. Nos dias 26 e 27 de agosto o Campus Campinas (Unidade Cambuí) recebeu alunos de gastronomia, chefs e apaixonados por culinária, para discutir temas que são tendência na área.
Foram promovidos painéis que abordaram: modas gastronômicas, a estética; legislação gastronômica; produtos orgânicos, transgênicos, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), Crudivorismo, Democratização x Gourmetização, Crise econômica e Vinhos x Cervejas.
As discussões contaram com a participação de chefs de restaurantes de Campinas, representantes de empresas do setor, jornalistas e docentes do Curso de Gastronomia da USF.
A abertura do evento contou com a presença da coordenadora do Curso, professora Andreia Pimentel e dos representantes do Convention & Visitors Bureau, Fernando Vernier e Carlos Américo Louredo. “As discussões promovidas no Fórum permitiram que nossos alunos e os amantes de gastronomia tivessem contato com as novas tendências. O evento também foi uma maneira da USF contribuir com a comunidade”, afirmou a coordenadora, professora Andreia.

Painéis

O primeiro Painel do Fórum Gastronômico foi sobre “Modas gastronômicas. Eventos de rua e food trucks vieram para ficar? Moda ou modismo?”. Participaram da mesa Carlos Américo Louredo, do CRCVB e proprietário do Joe & Leos. Zuleica Maria Queiroz Manente, Docente de eventos da USF, Rogerio Maldonado, Chef docente USF, Mariane Sato, Chef docente USF, Renato Higa, proprietário do Higaten e Casa do Yakisoba e Sérgio Lerrer, diretor de marketing da Topema Cozinhas Profissionais. “O food truck no Brasil teve um início diferente comparado aos Estados Unidos, que era algo cultural. Aqui começou com jovens chefs que viram a possibilidade de se expressar com a comida de rua, sem precisar de grandes investimentos e sendo criativos nas receitas. O consumidor entendeu essa proposta. Atualmente há um movimento de ocupação dos espaços públicos nas cidades. As pessoas se encontram na rua e se socializam. O food truck traduz essa época”, afirmou Lerrer.
Outro destaque do evento, foi a discussão sobre Gourmertização e a Crise econômica. Foram apresentados números importantes do setor gastronômico. Somente em 2015, cerca de 1500 bares e restaurantes paulistas fecharam. Entre as alternativas para a crise está a fidelização do cliente e o fast casual food.

O segundo dia do evento contou com a presença da Diretora da Unidade Cambuí, professora Simone Cristina Spiandorello, que realizou a abertura dos debates e também do presidente do CRCVB, Gilson de Oliveira.

A primeira mesa de discussão foi sobre “Gosto e Sabor”, que contou com a colaboração da representante do Comitê Umami, Hellen Maluly, da chef docente, Mariane Sato, do chef docente Marcelo Bergwerk, da chef e representante da Unilever, Carla Bruzzi e da representante da Unilever América Latina, Gisele Bannwart. Foi abordada a importância dos profissionais da gastronomia saberem trabalhar todos os sentidos e sabores. “Quem trabalha na cozinha precisa saber experimentar e avaliar todos os sabores. Não se pode ter preconceitos gastronômicos para conhecer as características de cada alimento”, explicou a docente Mariane Sato.

O painel “Conceito: orgânicos, transgênicos, Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC), Crudivorismo”, contou com a participação da chef Manuela Delatorre, proprietária do Restaurante Cayena, Andrew Bushee, Chef do Ristorante Bravissimo, do Jardim Botânico Plantarum, Erica Araium, Docente USF e jornalista gastronômica, Marcelo Bergwerk, Chef docente e as representantes da Unilever chef Carla e Naiara Martins (R&D Brasil). Foi discutida a importância da conservação das PANCs e como exemplos foram apresentados diferentes tipos de espécies, como noni, bertalha e monguba.
Para a aluna do 2º semestre, Natália Marchioretto, que acompanhou os dois dias de evento, todos os temas apresentados são fundamentais para complementar seu aprendizado. “Gostei muito dos temas debatidos e dos convidados. Todos são atuais e muitas discussões também temos dentro da sala de aula”, afirmou Natália que temo como tema preferido a legislação na gastronomia.

Chefs para Chefs

A USF também promoveu o evento Chefs para Chefs, realizado no dia 25 de agosto. A atividade reuniu chefs da região, com o objetivo de aproximá-los e estimular a discussão de temas de interesse e troca de experiências. A chef docente Mariane Sato preparou um cardápio inspirado na culinária peruana.
Como entrada foi servido o prato Mar&Terra, uma interpretação do ceviche peruano. Em seguida como prato foi um Quinoto da Terra e como sobremesa um picarones com granizado de rapadura e figo. Os alunos do Curso de Gastronomia colaboraram na realização dos pratos.