handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF realiza Jornada Franciscana para discutir os desafios da saúde no Brasil

02/09/2015
Compartilhe:
USF realiza Jornada Franciscana para discutir os desafios da saúde no Brasil
 A abertura da IV Jornada Franciscana da Saúde, no Campus Bragança Paulista, ocorreu no dia 31 de agosto e teve como palestrante a médica especialista em saúde pública e assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, Maria do Carmo Cabral Carpintéro. O tema foi “Os desafios da saúde no Brasil”, assunto escolhido para ser discutido durante toda o evento.

Participaram da abertura o reitor da Universidade São Francisco (USF), professor Joel Alves de Sousa Júnior, o Coordenador da Pastoral Universitária e do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, a Diretora do Campus Bragança Paulista, Márcia Aparecida Antonio, os coordenadores dos Cursos de Fisioterapia, professora Patrícia Teixeira, Enfermagem, professora Débora Magrini, Biomedicina, professor Rafael Martins de Oliveira e Farmácia, professor Carlos Pulz. “ A saúde pública no Brasil, ao lado da educação é um tema que é cada vez mais exaltado. Enquanto não resolvermos uma série de entraves nestes dois setores nosso futuro será comprometido”, afirmou o reitor no discurso de abertura.

O coordenador da Pastoral Universitária, Frei Thiago, destacou a importância da generosidade e do comprometimento dos profissionais da saúde. “Ao estabelecer uma relação entre os cursos para discussão da saúde pública, sejam generosos nos debates. Sejam profissionais comprometidos com o futuro do nosso país”, disse Frei Thiago.

A diretora do Campus, afirmou a importância do evento para despertar a reflexão dos alunos. “Serão abordados assuntos que são desafiadores para a área da saúde no país, que essa semana provoque em cada aluno as maneiras que ele deseja contribuir com a saúde pública”, destacou a professora Márcia.

Durante a palestra de abertura foram apresentados números atuais do Sistema Único de Saúde (SUS), os desafios na área de políticas públicas e a importância dos profissionais trabalharem de maneira multidisciplinar no atendimento a população. “O modelo multidisciplinar é complementar, cada profissional traz o seu olhar para determinado assunto. Atualmente não sabemos trabalhar de maneira coletiva”, explicou Carmem.

Entre as questões que precisam ser melhoradas na saúde estão a ausência de carreiras, a excessiva dependência do profissional médico, ausência de regionalização, a formação do profissional da saúde desvinculada a realidade, entre outras questões.

As atividades terminam na sexta-feira, dia 4 de setembro. Ao longo da semana serão realizadas palestras, minicursos e mesas-redondas abordando temas atuais da área da saúde e multidisciplinares aos cursos, como o panorama atual da AIDS no país e doenças crônicas.

Simultaneamente, serão realizadas a III Jornada de Biomedicina, a XV Jornada de Enfermagem, XV Jornada de Fisioterapia e a XXVIII Jornada de Farmácia. As atividades ocorrerão de 14h às 22h30.

No último dia da Jornada Franciscana será realizada uma gincana solidária.