Alunos do Curso de Medicina participam de Assembleia da IFMSA na Macedônia

03/09/2015
Alunos do Curso de Medicina participam de Assembleia da IFMSA na Macedônia
 Os Alunos do Curso de Medicina Diego Gardenal Alcântara e Luiza Ravanini da Cunha Claro participaram, no mês de agosto, da 64ª IFMSA GENERAL ASSEMBLY AUGUST MEETING 2015 DA da International Federation of Medical Students Association (IFMSA) na cidade de Ohrid, na Macedônia, representando a USF.
Anualmente, a IFMSA reúne-se em duas sessões anuais: a March Meeting e a August Meeting. Durante estes encontros, são promovidas plenárias que definem o futuro da Federação e reuniões dos vários Departamentos (Standing Committees) representados pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM). O evento do mês de agosto reuniu aproximadamente mil estudantes de Cursos de Medicina de mais de cem países. O tema central do evento foi “Migration of Health Care Workers” (Migração dos Profissionais de Saúde), sendo discutido que a realização de apoio médico vai além do aspecto técnico, envolvendo também questões étnicas, educacionais e culturais, que necessitam ser consideradas.

Para o aluno, Diego Gardenal Alcantara, Diretor Nacional de Intercâmbios Internacionais da IFMSA Brasil, a participação da USF no evento mostra sua relevância para o envio e recebimento de intercambistas na área da medicina. Atualmente, a Universidade tem mais de 30 alunos participando do programa de intercâmbio. “Pela segunda vez, tive o prazer de representar internacionalmente a USF. Participei de várias discussões, incluindo aquelas relacionadas aos intercâmbios realizados pela IFMSA, quando foram discutidos a qualidade dos intercâmbios realizados pelos alunos. O sentimento de poder mostrar a nossa realidade educacional dos Cursos de Medicina para o mundo é muito gratificante, pois podemos discutir e compreender a educação médica e assim contribuir para melhorá-la. Sou grato a USF e a IFMSA Brazil que me apoiam desde o início”, conclui Diego.