USF firma parceria com Instituto Ayrton Senna e Prefeitura Municipal de Itatiba

16/09/2015
USF firma parceria com Instituto Ayrton Senna e Prefeitura Municipal de Itatiba
 A Universidade São Francisco (USF) assinou um termo de cooperação com o Instituto Ayrton Senna e com a Prefeitura Municipal de Itatiba, no dia 15 de setembro, no Campus Itatiba. A cerimônia foi o lançamento da 2ª fase do Projeto de Letramento em Pensamento Computacional. Por meio desta parceria, alunos da rede municipal participantes do Projeto passarão também a ter aulas ministradas nos novos laboratórios de informática do Campus Itatiba da USF.

O evento contou com a presença do reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, da secretária de educação do município de Itatiba, professora Maria de Fatima Silveira Polesi Lukjanenko, do Coordenador da Pastoral Universitária e do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, da Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), professora Iara Andrea Alvares Fernandes, do diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Pizzolatto, do Prefeito de Itatiba, Dr. João Gualberto Fattori, e do Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Sr. Mozart Ramos.

O reitor da USF destacou a importância de parcerias que contribuam para o desenvolvimento da educação da cidade. “ A perspectiva é que essa parceria possa trazer benefícios para mais alunos em um futuro próximo”, afirmou o professor Joel.

A secretária de Educação e docente da USF, explicou como o curso irá contribuir para o desenvolvimento das crianças. “O curso de Letramento em programação atenderá 67 crianças. Algo novo que dá potenciais novos para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea”, afirmou a professora.

Estiveram presentes alunos do de 6º a 9º ano, que participaram da primeira fase do projeto. Um dos alunos apresentou o jogo que desenvolveu durante as aulas. São ensinados de maneira criativa conceitos básicos de lógica de programação de computadores. O plano contém 30 aulas, baseadas no material do Programaê!, da Fundação Lemann. “A educação consegue alinhar desenvolvimento econômico e social. O projeto que está sendo desenvolvido em Itatiba será referência em todo o país. É uma área promissora no país e no mundo. Os alunos terão a oportunidade de desenvolverem habilidades para o século XXI”, afirmou Mozart, representante do Instituto Ayrton Senna.

Histórico de Notícias