Alunos participam de atividades de conscientização da Doença de Alzheimer

25/09/2015
Alunos participam de atividades de conscientização da Doença de Alzheimer
 Os alunos dos Cursos de Psicologia e Farmácia da Universidade São Francisco (USF), Campus Campinas (Unidade Swift) realizaram uma série de atividades de conscientização do dia Mundial da Doença de Alzheimer, comemorado no dia 21 de setembro.

As atividades tiveram início no dia 19, quando ocorreu a palestra “Humanização na Atenção e Cuidado Integral na Doença de Alzheimer”. A atividade fez parte do V Encontro da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ Campinas) e I Encontro do Curso de Psicologia – Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Durante o evento foi debatido a disseminação de informações sobre a doença, proporcionando aos alunos, docentes, funcionários e comunidade, maior tranquilidade no que diz respeito às melhores estratégias para a gestão desta doença, no convívio com a pessoa com doença de Alzheimer.

A data 21 de setembro marca mundialmente a necessidade de sensibilizar os políticos e o público em geral, para esta problemática e transformar a Doença de Alzheimer numa prioridade de Saúde Pública Nacional.

O Curso de Farmácia (Unidade Swift) promoveu na semana do dia 21 de setembro a Campanha de Conscientização da Doença de Alzheimer. Foram entregues folhetos educativos aos alunos.
No dia 23, os alunos do 8º semestre, da disciplina Controle de Qualidade Microbiológica, participaram de uma dinâmica que demonstrou como alguns sintomas podem ser incompreendidos pela maioria das pessoas. O docente Paulo Muzetti apresentou durante a aula lapsos de memória, que causou estranhamento nos alunos. Depois de muitos questionamentos os estudantes receberam um material que alerta da importância de conhecer os sintomas iniciais da doença e participaram de uma discussão da importância de garantir uma qualidade de vida aos pacientes.

Para encerrar as atividades da semana, no dia 24, a Universidade recebeu a assessora técnica do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Amouni Mourad, que alertou os alunos sobre os sintomas de cada estágio da doença, os principais fatores de risco e avanços do tratamento. “ O seu avanço pode ser retardado se o paciente realizar um tratamento desde o início. Assim conseguimos garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente”, afirmou Amouni.