Alunos do Curso de Fisioterapia participam da IV SIPAT de supermercado

07/10/2015
Alunos do Curso de Fisioterapia participam da IV SIPAT de supermercado
 Os alunos do 8º Semestre do Curso de Fisioterapia do Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF), realizaram uma tarde de relaxamento e conhecimento aos colaboradores do Supermercado Mendonça de Bragança Paulista, durante sua IV SIPAT.
Supervisionados pela professora Valquíria Oliveira Lopes, da disciplina de Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Saúde Ocupacional e Ergonomia, os alunos promoveram Quick Massage, assim como orientações sobre postura e estresse no dia-a-dia. Ao final da tarde, os alunos da USF realizaram uma visita técnica à estrutura física do Supermercado, conhecendo todos os setores de trabalho, realizando a análise ergonômica do trabalho e orientando os funcionários sobre os procedimentos adequados para a realização das atividades, a fim de buscar o bem-estar e a prática de hábitos posturais saudáveis.

Para o estagiário Willian Campmany , a atividade foi interessante por realizar as orientações posturais. “Na visita técnica pude perceber que o estabelecimento realiza um controle sobre os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) e sobre os aspectos relacionados à saúde e segurança de seus funcionários. Porém, os colaboradores que conhecem a maneira correta de manter a boa postura, por vezes não as realiza por falta de hábito”, explica Willian.

Segundo a coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Patrícia Teixeira Costa, a área de Fisioterapia na Saúde Ocupacional e Ergonomia corresponde ao campo de atuação da fisioterapia preventiva, sendo que, durante a formação superior, o Curso da USF busca desenvolver competências e habilidades no sentido de capacitar os egressos para a avaliação e tratamento fisioterapêutico de indivíduos em atividades ocupacionais. “A vivência prática dos alunos na área de Saúde Ocupacionais in loco é fundamental para prepará-los adequadamente para o mercado de trabalho” finaliza a coordenadora.

Histórico de Notícias