Professores do Stricto Sensu assumem a presidência de associações científicas nacionais

08/10/2015
 Os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PPG) da Universidade São Francisco (USF), Rodolfo Ambiel e Lucas de Francisco Carvalho, foram eleitos presidentes de duas associações científicas nacionais na área de psicologia: a Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) e o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP).

Ambas entidades editam revistas científicas específicas de suas respectivas áreas (Avaliação Psicológica e Orientação Profissional). Além dos aspectos da divulgação científica, exercem importantes funções ao assessorar decisões no campo das políticas públicas e no sistema dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia.

Na ABOP, o mandato do professor Ambiel será de 2 anos e entre os projetos da gestão está a realização de um Congresso Científico em 2017, além de ações com o público em geral. “Esse tipo de atividade tem sido historicamente desenvolvida por diversos docentes do PPG, o que tem possibilitado um reconhecimento da USF não só em termos acadêmicos e científicos, mas também políticos dentro da Psicologia brasileira. Além do reconhecimento, isso mostra a força que o PPG tem nacionalmente e que começa também a ter internacionalmente”, afirmou o professor Rodolfo.

O professor Lucas já pertencia a diretoria da IBAP desde 2013 e atualmente compõe a diretoria como presidente. Também com duração de dois anos o mandato, está previsto o desenvolvimento do Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, um dos principais do país. “ Outras ações menores são realizadas, como a participação em nichos científicos e políticos da avaliação psicológica no país; além de parcerias acadêmicas e científicas com outras instituições”, contou o professor Lucas.