Coordenadores dos Cursos da Área de participam de Simpósio sobre Residência Multiprofissional

13/10/2015

Os coordenadores de cursos da área da saúde Prof. Rafael Martins de Oliveira (Biomedicina), Profa. Débora Magrini Baratella Assis (Enfermagem), Prof. Carlos Eduardo Pulz Araújo (Farmácia) e Profa. Patrícia Teixeira Costa (Fisioterapia), representaram a Universidade São Francisco (USF) no evento “I Simpósio sobre Residência Multiprofissional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)”, que teve como tema “A residência como estratégia de formação para o SUS”. O evento ocorreu no teatro Marcos Lindenberg da Unifesp em São Paulo.

O objetivo do evento foi promover o debate e a reflexão crítica da necessidade de garantir uma formação ética-política dos profissionais/residentes comprometida com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, o Simpósio contou com extensa programação, envolvendo duas mesas-redondas que abordaram os programas de residência multiprofissional e o SUS e também a interdisciplinaridade e SUS, seguidas de rodas de conversa sobre essas temáticas.

“Em um momento em que a saúde pública tem sido amplamente discutida, o evento foi uma importante oportunidade para atualização e esclarecimento das dúvidas a respeito do papel residente, da preceptoria e da tutoria nos programas de residência multiprofissional em saúde, além de permitir a troca de experiências entre residentes”, comentou a coordenadora do Curso de Fisioterapia da USF, professora Patricia Teixeira.