handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Alunos da USF promovem ação social no mês da criança

15/10/2015
Compartilhe:
Alunos da USF promovem ação social no mês da criança
Para comemorar o Dia das Crianças e também incentivar o espírito solidário, um grupo de alunos do projeto “Anjos de Luz” dos Cursos de Qualidade, Logística, Processos Gerenciais da Universidade São Francisco (USF), no Campus Bragança Paulista visitaram a Instituição "Casa do Caminho". Os alunos organizaram o evento, contando com a ajuda de mais de cem alunos dos Cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Farmácia e Fisioterapia da USF.

Este projeto consistiu em uma festa para as crianças assistidas pelo Centro Espírita "Casa do Caminho", instituição que atende famílias carentes e moradores em situação de rua. Para a ação cada aluno adotou uma criança, além de doarem todos os itens para a realização da festa. O objetivo da ação dos alunos foi proporcionar atividades variadas e interessantes, visando dar às crianças uma oportunidade de lazer e sociabilidade educativas, valorizar a criança, estimular a autoestima infantil; desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança e proporcionar jogos e brincadeiras educativas.

O projeto é da disciplina Mecanismos de Estudos Sistêmicos (MES) aplicada aos alunos dos Cursos de Tecnologia em Logística, Processos Gerenciais e Gestão da Qualidade. Além da realização da atividade, os alunos promoveram uma arrecadação de alimentos para a realização da festa, além de providenciar todos itens essenciais para a diversão das crianças, como cama elástica, máquina de pipoca e de algodão doce, além de modelagem de bexigas e pintura artística. Ao todo foram arrecadados quase uma tonelada de alimentos (989,8 kg), além de 40 litros de produtos de limpeza e 10 cestas básicas. Parte das arrecadações foram utilizadas para a realização da festa e parte foi destinada para auxiliar na o dia a dia das famílias assistidas pela instituição. Adicionalmente, foram providenciados presentes para distribuição no final do dia para as crianças cadastradas na Casa do Caminho. Cada aluno apadrinhou uma criança que foi presenteada pelo seu padrinho ao final de festa.

Para receber as crianças foram preparados os alimentos que seriam servidos e organizada a área de lazer da festa, além da preparação do palco. Para a realização dos trabalhos os alunos foram divididos em dois grupos: no sábado, dia anterior à festa, 20 alunos se ocuparam com a preparação do local da festa e iniciaram o preparado dos alimentos. Já no domingo, as atividades tiveram início às 7h da manhã, contando com 87 alunos que se realizaram a festas, que somente terminou ao anoitecer. Além disso, os alunos de Fisioterapia realizaram orientações sobre os perigos dos acidentes domésticos e para alegrar ainda mais a festa, a ação contou com o apoio do grupo de teatro da USF, que encenou a peça “Faz de conta que...” para as crianças, as quais ficaram vidradas no espetáculo. Os personagens das histórias infantis contadas na peça teatral encantaram as crianças.

A professora Suzana Aparecida Gonçalves Pádua Lima, uma das docentes responsáveis pela organização do projeto, relata que a realização de ações solidárias fazem parte da Missão da USF. “A Casa do Caminho tem uma ação solidária muito importante, que é a alimentação de moradores de rua, nas segundas, quartas e sextas-feiras. Os alunos da USF se reuniram e doaram alimentos para essa ação. Conseguimos arrecadar itens para as refeições de segunda e quarta feiras, para até fevereiro de 2016. Gostaríamos de agradecer em especial a Casa do Caminho, que nos deu a oportunidade de fazer o bem. Ao Sr. Roberto presidente da Casa e o Sr. Orlando que abriram as portas para nossos alunos. Parabéns aos Anjos em Ação”, contou a professora.

A aluna do Curso de Biomedicina, Raquel Damásio, ressalta como foi importante sua participação na ação. “No final de nossas vidas não seremos julgados pelos muitos diplomas que recebemos, por quanto dinheiro fizemos ou por quantas grandes coisas realizamos. Seremos julgados pelo ‘Eu tive fome e você me deu de comer. Estava nu e você me vestiu. Eu não tinha casa e você me abrigou’ (Madre Teresa de Calcutá). Agradecemos aos professores da USF por esse projeto de solidariedade incrível”, completou Raquel.

Ronaldo Gomes, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, diz ter muito orgulho em ser um aluno USF e em poder fazer parte deste gesto de solidariedade. “Parabéns Profa. Suzana Goncalves Padua Lima e todos que colaboraram. Fico muito feliz em saber que até fevereiro esses moradores de rua terão uma refeição digna”, comemora Ronaldo.

Maria Clara Magalhães, aluna do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, conta que teve a oportunidade de viver uma das experiências mais lindas que a vida poderia lhe oferecer. “Poder ajudar pessoas necessitadas, dar um pouquinho para o próximo e conhecer o rostinho daquele que você ajudou. Não tem sensação melhor do que essa. Gratidão é a palavra do dia. Obrigada meu Deus por essa oportunidade. Nós ajudamos e nos divertimos! Um dia das crianças diferente! Obrigada aos Profs. Suzana Goncalves e Armando Pádua pela iniciativa e por me deixarem participar desse momento tão especial! E que venha o Natal!”, completa Maria Clara.

A coordenadora dos cursos de Tecnologia, Administração e Ciências Contábeis, Profa. Aparecida Elisabete Pontes conta que foi um domingo muito especial na Casa do Caminho. “Estiveram presentes prestigiando o evento muitos docentes, dentre eles a Profa. Márcia Aparecida Antonio, Profa. Laura Nieri, Profa. Dalva Leme, Profa. Graziellle Aurelina Fraga de Sousa, Profa. Suzana Goncalves Padua Lima, Prof. Armando Pádua Lima, alunos dos cursos da USF. Somos gratos a todos, sobretudo aos Anjos da USF. Vocês são maravilhosos e que Deus abençoe a todos”, completa a coordenadora.

Os organizadores do projeto agradecem a todos os professores e alunos que colaboraram com a ação nesse dia tão especial e já convida a todos para participar da organização da nova ação do Projeto Anjos de Luz: a Festa de Natal, Interessados em ajudar deverão entrar em contato com Profa. Suzana através do e-mail: suzana.lima@usf.edu.br.