USF assina convênios nas áreas de saúde e tecnologia

19/10/2015
USF assina convênios nas áreas de saúde e tecnologia
 O Campus Bragança Paulista, da Universidade São Francisco (USF) recebeu no dia 15 de outubro (quinta-feira), representantes da Santa Casa e da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista para a assinatura de convênios na área da saúde, além do representante do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer para a assinatura de uma parceria na área de tecnologia. Na ocasião, também foram inaugurados laboratórios de informática e a Sala Web de Aprendizagem.

A assinatura dos convênios contou com a presença do Presidente da CNSP-ASF, Frei Raimundo Justiniano de Oliveira Castro, OFM, do Diretor da CNSP-ASF, Jorge Apóstolos Siarcos, do reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, pró-reitores da Universidade, diretores dos campi, coordenadores de cursos, representantes da Secretaria de Saúde do Município, o prefeito Fernão dias, a vice-prefeita professora Huguette, o diretor do CTI, Victor Mammana e o provedor da Santa Casa, João José Marques, além de vereadores.

Na abertura do evento, Frei Raimundo destacou o fato das parcerias contribuírem para a efetivação da missão franciscana da Universidade. “A união de forças irá beneficiar a população de nossa região e cidade. Acreditamos que é pela educação qualificada que podemos servir a comunidade. Todos os convênios que estão sendo celebrados têm o objetivo de abrir possibilidades à comunidade acadêmica e cumprir a nossa missão de Instituição de Ensino Superior e Comunitária em transmitir valores e conhecimento”, afirmou o Frei.

Para o Reitor da USF, os convênios firmados marcam um momento histórico para a comunidade acadêmica e bragantina. “Os convênios assinados e as inaugurações marcam um momento importante para a USF. Ganhamos nós, nossos parceiros e Bragança Paulista. Parcerias e convênios, são válidas quando todas as partes ganham e terceiros são beneficiados. A USF se sente gratificada por estar realizando este evento e marcamos um momento significativo”, explicou o Reitor.
Durante o evento o prefeito de Bragança Paulista ressaltou que a parceria com o Curso de Odontologia da USF foi uma conquista. “Todos entenderam que com essa parceria a população será beneficiada. Ajudaremos alunos e a população bragantina. E é em nome de toda a população que eu agradeço à todos vocês da USF”, disse o prefeito.

O evento foi realizado no gabinete da Reitoria, em seguida os convidados visitaram as novas estruturas do Campus. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é um projeto ligado ao Ministério da Saúde (Brasil Sorridente), que tem o objetivo de garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população por meio do tratamento odontológico gratuito. Serão oferecidos serviços de diagnóstico, endodontia, cirurgia e periodontia.

O convênio com a Santa Casa irá beneficiar a comunidade Bragantina, além de contribuir para a formação dos estudantes da USF. Os alunos do 12º semestre do Curso de Medicina serão divididos em grupos de 6 estudantes, atuarão na Urgência e Emergência do Hospital. “Essa parceria entre duas entidades católicas reforça o aprendizado real, os alunos realizarão o atendimento de mais de 300 pessoas por dia e mais de 9 mil pessoas por mês, junto com profissionais que qualificados para orienta-los”, afirmou o provedor da Santa Casa.

Na área de tecnologia, o convênio com o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação irá contribuir para área de pesquisa dos Cursos de Tecnologia e Engenharia dos campi Bragança Paulista, Campinas e Itatiba. As atividades poderão ser desenvolvidas em todos os contextos de atuação da Universidade: ensino, pesquisa e extensão, por meio do oferecimento de cursos de formação e capacitação em conjunto, e do intercâmbio de pesquisadores, docentes e discentes para a realização de atividades de pesquisa. “Somos um centro de pesquisa com mais de 30 anos de atividade na cidade de Campinas e nosso objetivo é sempre a formação. Estamos comprometidos com a questão da educação e hoje colocamos o CTI à disposição para os alunos da Universidade poderem utilizarem nossos laboratórios e todo o nosso potencial”, explicou o diretor do CTI.

A Sala Web de Aprendizagem oferece um ambiente diferenciado que propiciará aos docentes e alunos, o desenvolvimento dos estudos de maneira interativa, por meio de modernos recursos tecnológicos e a realização de videoconferências. O projeto recebeu investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Também foram reinaugurados 4 laboratórios de informática, que tiveram todo espaço reformado e a substituição por novos computadores.