Alunos do Curso de Enfermagem realizam ações no Asilo São Vicente de Paula em Bragança Paulista

27/10/2015
 Durante os meses de agosto a outubro , as alunas Caroline Granzotto de Moraes, Jean Ortiz, Joni Carlos do Nascimento, Karina da Silva Mota Paes, Margarete Ap. de Rezende, Mariana Pereira, Marylin Alves Quezado Bezerra, Maria Madalena de Oliveira, Priscila Cristina Ferreira, Rosemary Chelotti Diegues Silva e Thaisse Priscila Domingues de Fariado, todos do 6º semestre do Curso de Enfermagem, do Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF), realizaram ações no Asilo de Mendicidade São Vicente de Paula, coordenadas pela professora Cristina Aparecida Pereira da Silva Ribeiro. A ação, que envolveu a disciplina de Estágio Supervisionado de Cuidados Básicos de Enfermagem, teve como objetivos desenvolver trabalhos com enfoque na saúde do idoso, através da realização de atividades que envolveram desde cuidados com o transporte, auxílio na alimentação, higiene pessoal, aferição de sinais vitais, medida da glicemia capilar, até curativos e administração de medicamentos por via sub cutânea, respeitando-se a rotina da instituição.

Para a professora Cristina Aparecida Pereira S. Ribeiro, estas atividades, além de complementar a formação do aluno, proporciona uma experiência acadêmico-profissional por meio de vivências nos campos de prática do enfermeiro no ambiente com idosos, residentes em asilos. “Nesse primeiro contato, os alunos conheceram as rotinas dos idosos, perceberam a carência de afeto e, com o passar dos dias, foi inevitável a criação de vínculos emocionais, sendo que os alunos não só cuidaram dos idoso, mas também se interessavam em ouvir suas histórias de vida, de levá-los para passear no asilo, de perceber a fragilidade não só física mas também emocional que os idosos enfrentam. Decidimos fazer algo para que os idosos pudessem sentirem-se mais felizes e acolhidos como seres humanos que fazem parte de uma sociedade e tem muito a nos ensinar com suas experiências de vida”, completa a professora”, comentou a professora Cristina”.

No último dia da atividade, com autorização de todos os responsáveis do asilo e da Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Débora Magrini Baratella, foi oferecido um café comemorativo aos idosos, com bolo, bexigas, salgados, sucos e refrigerantes, salada de frutas e música ao vivo. Foi possível notar que todos os idosos ficaram muito felizes em serem valorizados pelos alunos do Curso de Enfermagem da USF, sendo que alguns até relaram que sentiam falta nos dias que eles não estavam no asilo, sempre perguntando quando estariam de volta.

Através da análise do trabalho desenvolvido, foi possível ensinar quanto também aprender a realidade vivenciada no dia a dia. “A interação dos alunos com os idosos fica evidente a importância do enfermeiro interagir, conhecer a fragilidade e participar da realidade do idoso no asilo, o que estimular a prática do cuidado a esta pessoa que contribuiu com nosso país e tem muito a nos ensinar com suas experiências, tornando o aluno muito mais maduro no processo de cuidar”, finaliza Profa. Cristina Ribeiro.