Alunos do Curso de Fisioterapia promovem ação no Outubro Rosa

29/10/2015
Alunos do Curso de Fisioterapia promovem ação no Outubro Rosa
 Os cursos da área da saúde da Universidade São Francisco (USF), Campus Bragança Paulista, também participam do mês de combate ao câncer de mama, Outubro Rosa, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, promovendo ações de educação em saúde e disponibilizando materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a comunidade.

Em uma das ações no mês “Outubro Rosa”, no dia 21 de outubro, os alunos do Curso de Fisioterapia do, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e toda a equipe de saúde do Programa de Saúde da Família Nilda Colli, promoveram ação de educação em saúde para a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, tendo como foco a sensibilização da população feminina quanto à prevenção da doença.

Para tanto, a equipe de servidores municipais, alunos da USF e a comunidade uniram-se para momentos de diversão e educação em saúde. “Os presentes assistiram as mini palestras das alunas da disciplina de Estágio Supervisionado de Fisioterapia em Saúde da Mulher, que destacaram a importância do exame de mamografia na detecção precoce e da manutenção de hábitos de vida saudáveis”, conta a professora Katiuscia Scasni, que acompanhou e supervisionou a ação.

O movimento Outubro Rosa nasceu em 1990 nasceu, nos Estados Unidos com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data, celebrada anualmente, congrega profissionais de saúde que compartilham informações sobre o câncer de mama e promovem a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. “Mais uma vez nossos alunos, comprometidos com a ética e com a cidadania, participam de uma ação do “Outubro Rosa”, colaborando para a promoção da saúde da população bragantina por meio do fortalecimento das recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde”, completa a coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Patrícia Teixeira Costa.