Alunos da Medicina realizam feira da Saúde em Bragança Paulista

03/11/2015
Alunos da Medicina realizam feira da Saúde em Bragança Paulista
 Os alunos do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF), promoveram no dia 31 de outubro, sábado, em Bragança Paulista, a 3º edição da Feira da Saúde no Terreiro, na Vila Aparecida (Morada do Samba).

A atividade teve como objetivo realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças para a população adepta ao Candomblé, a qual muitas vezes é carente de orientações dos profissionais de saúde. O serviço também foi aberto à população local. O evento é realizado pela International Federation of Medical Students Association (IFMSA) e com o apoio do Centro Acadêmico Rolando Tenuto (CART) e Rede Nacional de Religiões Afro Brasileiras e Saúde (RENAFRO).

Entre os serviços que foram oferecidos a população estão: avaliação de pressão artérial, diabetes, AIDS, orientações sobre o câncer de mama, próstata e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), dentre outros temas, além de atividades culturais como oficinas de artesanato e semi-joias.

Para esta edição da Feira de Saúde no Terreiro, os alunos participantes receberam treinamentos para melhor atender à comunidade e também criar um sinergismo entre religião e medicina. “Tanto o preparo quanto a prática em campo são de suma importância para os alunos, pois servem como um treinamento para o que vamos enfrentar depois de formados, ou seja, em nossa prática vamos nos deparar com os mais variados tipos de crenças, costumes, orientações sexuais, etnias. Assim, se faz necessário preparar os alunos para essa realidade heterogênea de nosso país. Além disso, por meio do projeto, os alunos têm a possibilidade de entrar em contato bem cedo com pacientes e a prática médica, abrindo espaço para nos soltarmos e treinarmos nossas habilidades de comunicação, interação social, empatia, dentre outras, essenciais para o trabalho médico" explicou o aluno Gabriel Alfredo Krauss, atual Diretor de Eventos da IFMSA.