Docentes de Farmácia participam de livro sobre o ensino farmacêutico

09/11/2015
Docentes de Farmácia participam de livro sobre o ensino farmacêutico
 Durante o XVIII Congresso Farmacêutico, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF), de São Paulo foi lançado o livro “Ensino de Deontologia e Legislação Farmacêutica: conceitos e práticas”, que teve entre os colaboradores os docentes do Curso de Farmácia da Universidade São Francisco (USF): Carlos Eduardo Pulz de Araújo, Michelle Carneiro Polli Parise, Rodinei Vieira Veloso e a diretora do Campus Bragança Paulista professora Márcia Antônio.

O livro foi organizado pela Comissão Assessora de Educação Farmacêutica e Comissões de Ética do CRF-SP e apresenta casos de deontologia e legislação farmacêutica. Os docentes colaboraram com o artigo “O uso da ferramenta da simulação para realizar uma plenária ética”, que conta os resultados obtidos na atividade “Plenária Ética Simulada”, que o Curso da USF realiza desde 2013, sendo o primeiro do estado de São Paulo a desenvolver este tipo de metodologia ativa.

O Projeto Plenária Ética Simulada é realizado em parceria com o CRF-SP e faz parte do processo de avaliação do 9º semestre do Curso de Farmácia e tem como objetivo discutir todas as etapas envolvidas na instauração do processo ético até o julgamento do profissional na presença dos membros participantes da comissão ética. Por meio da representação cênica, os alunos pesquisam, avaliam, informam e realizam o julgamento de processos éticos disciplinares. “Com atividades práticas espera-se que o aluno desenvolva uma consciência quanto ao exercício de maneira ética da profissão”, afirmou a diretora do Campus Bragança Paulista e idealizadora do projeto, professora Márcia Aparecida Antonio.

A “Plenária Ética Simulada” representa uma técnica que utiliza a dramatização com objetivos educacionais, envolvendo elementos de figurino, cenografia, sonoplastia, representação teatral, e, principalmente, a pesquisa técnico-científica e a análise de informações, que serão utilizadas para argumentação de acusação e defesa durante a discussão na simulação do julgamento. “Considerando o perfil do aluno atual, a utilização de uma metodologia baseada em simulação representa uma excelente ferramenta no processo ensino aprendizagem, onde o aluno torna-se protagonista do seu saber. Além disso, ele vivencia as razões envolvidas em um processo ético, minimizando assim as chances de envolvimento desse futuro farmacêutico em um processo ético”, explicou a coordenadora do Curso, professora Michelle Polli”.

O livro pode ser acessado gratuitamente no site do CRF-SP. Clique aqui