Palestra sobre empreendedorismo encerra as atividades do projeto Integrador no Campus Itatiba

09/11/2015
 A Universidade São Francisco (USF) promoveu no dia 29 de outubro, no Campus Itatiba, a palestra “Quebrei: Armadilhas e Ilusões do Empreendedorismo – Alunos Projetos Integradores”, que encerrou as atividades do 2º semestre do Projeto Integrador, que envolveu alunos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação.

O Salão Nobre do Campus recebeu cerca de 200 estudantes, além de professores e coordenadores de Curso. Estiveram presentes a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), professora Iara Andrea Alvares Fernandes, o diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Eduardo Pizzolatto, o Coordenador da Pastoral Universitária e do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM e o docente responsável pelas atividades do Projeto Integrador, professor Marcelo Bardi.

A palestra foi ministrada pelo empreendedor e autor do livro “Quebrei - Guia Politicamente Incorreto do Empreendedorismo”, Leonardo Matos. O palestrante contou sua trajetória, desde as iniciativas corajosas aos momentos de aflição de onde tirou lições importantes para quem deseja empreender. Para Leonardo, há um contingente empreendendo atualmente sem critério, sem treinamento, sem estudo de mercado e conhecimento. “ Empreender é tudo o que a gente se dispuser a fazer, não é apenas montar uma empresa. A universidade contribui para a formação do empreendedor, quanto mais a universidade mostrar o empreendedorismo de carreira e preparar para os principais desafios, o profissional vai conseguir tomar decisões mais acertadas. As pessoas precisam fazer uma análise se está na pronta para empreender ou se não está sendo levada por um movimento”, explicou Leonardo.

O tema da palestra foi baseado no trabalho que os alunos do Projeto Integrador irão apresentar no final da graduação: a possibilidade de criar um projeto de abrir o próprio negócio.