handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Alunos do Curso de Fisioterapia ministram palestra no curso de orientações à gestantes promovido pela Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista

19/11/2015
Compartilhe:
Alunos do Curso de Fisioterapia ministram palestra no curso de orientações à gestantes promovido pela Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista
 Dentre as atividades desenvolvidas pelos alunos do Curso de Fisioterapia do Campus de Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) na disciplina de Estágio Supervisionado em Fisioterapia – Área da Saúde da Mulher, sob a supervisão da professora Nathália Aiello Montoro, destaca-se a participação nos cursos de Educação em Saúde, sobretudo aqueles promovidos pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia, de Bragança Paulista. Entre os grupos de pacientes assistidos pela docente e seus alunos estão as gestantes do município.

A Santa Casa oferece, gratuitamente a cada 2 meses, um Curso de Orientações à Gestantes, com uma carga horária de 8 horas divididas em 2 dias, que consiste de palestras ministradas por uma equipe multiprofissional, envolvendo profissionais da psicologia, nutrição, fisioterapia, direito, ginecologia e obstetrícia, pediatria, fonoaudiologia e enfermagem. Durante o ano de 2015 foram ofertadas cinco edições deste curso, com uma média de 30 gestantes cada um e mais seus acompanhantes.

O curso tem o objetivo de transmitir conhecimento para as futuras mães, tirar dúvidas, deixando-as mais tranquilas em relação às mudanças decorrentes da gravidez, com o parto e principalmente com a amamentação. A última edição em 2015 do Curso de Orientações às Gestantes ocorreu nos dias 06 e 07 de novembro, contando com a presença de 28 gestantes. Os alunos estagiários do Curso de Fisioterapia estiveram presentes no dia 06 de novembro, participando como palestrantes junto à equipe multiprofissional do hospital.

Os alunos da do Curso de Fisioterapia abordaram o tema “Alterações posturais decorrentes da gestação e prática de exercícios na gravidez e puerpério”. Além disso, também orientaram as gestantes quanto à atuação fisioterapêutica durante o trabalho de parto, ressaltando os benefícios do parto normal.