Alunos do Curso de Fisioterapia ministram palestra no curso de orientações à gestantes promovido pela Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista

19/11/2015
 Dentre as atividades desenvolvidas pelos alunos do Curso de Fisioterapia do Campus de Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) na disciplina de Estágio Supervisionado em Fisioterapia – Área da Saúde da Mulher, sob a supervisão da professora Nathália Aiello Montoro, destaca-se a participação nos cursos de Educação em Saúde, sobretudo aqueles promovidos pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia, de Bragança Paulista. Entre os grupos de pacientes assistidos pela docente e seus alunos estão as gestantes do município.

A Santa Casa oferece, gratuitamente a cada 2 meses, um Curso de Orientações à Gestantes, com uma carga horária de 8 horas divididas em 2 dias, que consiste de palestras ministradas por uma equipe multiprofissional, envolvendo profissionais da psicologia, nutrição, fisioterapia, direito, ginecologia e obstetrícia, pediatria, fonoaudiologia e enfermagem. Durante o ano de 2015 foram ofertadas cinco edições deste curso, com uma média de 30 gestantes cada um e mais seus acompanhantes.

O curso tem o objetivo de transmitir conhecimento para as futuras mães, tirar dúvidas, deixando-as mais tranquilas em relação às mudanças decorrentes da gravidez, com o parto e principalmente com a amamentação. A última edição em 2015 do Curso de Orientações às Gestantes ocorreu nos dias 06 e 07 de novembro, contando com a presença de 28 gestantes. Os alunos estagiários do Curso de Fisioterapia estiveram presentes no dia 06 de novembro, participando como palestrantes junto à equipe multiprofissional do hospital.

Os alunos da do Curso de Fisioterapia abordaram o tema “Alterações posturais decorrentes da gestação e prática de exercícios na gravidez e puerpério”. Além disso, também orientaram as gestantes quanto à atuação fisioterapêutica durante o trabalho de parto, ressaltando os benefícios do parto normal.